captação de agua

Páginas: 23 (5634 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014












CAPTAÇÃO DE ÁGUA










Eng.º Oséias Felippe Nery Agosto/2002







CAPTAÇÃO DE ÁGUA




1. ESCOLHA DO LOCAL DE CAPTAÇÃO:


No estudo de um manancial para fornecer água potável a uma cidade impõe-se o local de captação, justamente aquele que proporciona a solução mais conveniente. Essa tarefa érelativamente fácil, em alguns casos e em outros é trabalhosa. A verdade é que, nos casos mais complexos, fazem-se dispensáveis, para os prováveis locais de aproveitamento dos mananciais, análise de água, medições de descarga, dados pluviométricos, pesquisas geológicas, levantamentos topográficos, etc.

As análises físicas, químicas e bacteriológicas, em complementação às investigações decampo, recomendam-se para possibilitar um julgamento sobre a necessidade ou não de tratamento, e se for o caso, a modalidade deste.

Não raras vezes, os tratamentos só podem ficar definidos através de análises periódicas, como em se tratando de rios cujo grau de turbidez é função das estações, acentuando-se nos períodos chuvosos, como ocorre nos rios Atibaia e Capivari.

As medições de descargaimpõe-se quando, à simples vista, ou através de informações colhidas, o engenheiro fica em dúvida sobre a possibilidade do manancial poder atender, em qualquer época do ano e com uma folga satisfatória, à demanda estimada para etapa final do suprimento.

Procedem-se às medidas de vazão em poços freáticos e artesianos, para que se determine quantos são necessários ao atendimento de certa demanda equal o afastamento que deve existir entre eles para prevenir ou limitar o fenômeno da interferência. Além do mais, através dos testes de vazão, consegue-se definir a profundidade do nível dinâmico nos poços e, consequentemente, a altura geométrica de recalque.

Dados pluviométricos fazem-se necessários, sobretudo em se tratando de riachos intermitentes, que forçosamente impõem a construção dereservatórios de regularização, ou de riachos perenes, que exigem os ditos reservatórios pelo fato de possuírem vazão mínima menos que a demanda da cidade, apesar da média anual ser maior.


A partir dos dados pluviométricos, da área da bacia contribuinte, complementados pelo grau de permeabilidade do terreno e pela taxa de evaporação, pode-se determinar o volume de água que se escoa, durante oano, na seção cogitada para a implantação da barragem.
As sondagens do solo fazem-se necessárias, sobretudo para a determinação tanto da granulometria e da espessura das camadas permeáveis que constituem os lençóis aquíferos, como da resistência do terreno onde serão construídas as barragens ou outras unidades de captação.
Os levantamentos topográficos, mesmo quando feitos em caráter expeditoservem para determinar as áreas das bacias contribuintes e hidráulicos, confirmas a possibilidade dos suprimento por gravidade, indicar a grandeza da altura geométrica de recalque ou da altura de carga disponível, definir a distância do ponto de captação, etc.

Nas linhas que seguem, serão feitas algumas apreciações visando a facilitar a escolha do local de captação das águas de fontes, rios,riachos, de infiltração dos rios e subterrâneas propriamente ditas.

Não abordaremos os lagos e lagoas, porque são raros, entre nós, os exemplares passíveis de aproveitamento. Além do mais, porque neles o local escolhido para a captação é, geralmente, o que proporciona adução mais econômicos.

Local de captação das águas de fontes

As águas das fontes de encosta são geralmente aproveitadas nolocal de afloramento, uma vez que nele, via de regra, além de possuírem melhores características, cota mais elevada e maior volume, podem ser protegidas de modo mais fácil que em qualquer ponto a jusante.

A água, quando é captada no ponto de afloramento, pode dispensar qualquer tratamento, desde que seja potável. Todavia, se for captada a jusante, o tratamento impõe-se pelo menos como medida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Captação de água
  • Captação de água
  • captação da agua
  • captação agua de chuva
  • Sistema de Captação de Água Pluvial
  • Projeto de captação de água de chuva
  • Captação da água da chuva
  • captação da água da chuva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!