Captação de Água de Chuva

Páginas: 21 (5124 palavras) Publicado: 9 de janeiro de 2015




Captação de Água de Chuva




Disciplina: Gestão de Recursos Hídricos (2014/2)
Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA)
Professora: Heloisa Teixeira Firmo

Bruna Camila Pereira da Silva
Felipe Müntzberg Barrocas
Fernanda Carolina Amorim dos Santos Brandão
Hugo Marques de Azevedo
Juliana Gonçalves da Silva Ferreira



1. Introdução
A falta de água éum dos graves problemas mundiais que pode afetar a sobrevivência dos seres humanos. O uso desordenado, o desperdício e o crescimento da demanda são fatores que contribuem para intensificar a escassez de água potável no planeta.
O Brasil apresenta uma das maiores bacias hídricas do mundo. No entanto, a severa escassez de água potável em diversas regiões tem sido provocada pelo desequilíbrio entrea distribuição demográfica, industrial e agrícola, e a concentração de água.
O aproveitamento de água de chuva para consumo não potável é um sistema utilizado em vários países há anos. Essa tecnologia vem crescendo e dando ênfase à conservação de água. Além de proporcionar economia de água potável, contribui para a preservação de enchentes causadas por chuvas torrenciais em grandes cidades, ondea superfície tornou-se impermeável, impedindo a infiltração de água.
Um grande problema para o aproveitamento da água de chuva é que no Brasil as empresas concessionárias de água e esgotos não incentivam o seu uso, mesmo assim existem várias cidades no mundo que incentivam o uso de água da chuva, dando importância à manutenção do sentido holístico (compreender os fenômenos em sua globalidade) daconservação da água.
Países industrializados, como o Japão e a Alemanha, estão seriamente empenhados no aproveitamento de água de chuva para fins não-potáveis. A economia de água que se pode conseguir usando água de chuva e água servida é de 30% conforme pesquisas feitas no Japão por Yamagata et at Conforme IWA, p.27 agosto de 2012. Já o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha prevê o uso nasregiões densas da Europa de 15% de água de chuva (IWA, p.6 fevereiro 2000).
O objetivo do presente trabalho é apresentar as vantagens do aproveitamento de água de chuva para usos não potáveis em áreas urbanizadas e o seu uso em agricultura em áreas rurais.

2. Motivação
Segue uma lista com os principais motivos da tomada de decisão de utilização de água de chuva:
Conscientização e sensibilidadeda necessidade da conservação da água;
Se a região tiver uma disponibilidade hídrica menor que 1200m3/habitante.ano é uma boa solução;
Elevadas tarifas de água das concessionárias públicas;
Retorno dos investimentos (payback) muito rápido;
Instabilidade do fornecimento de água pelo setor público;
Exigência de lei específica
Boa saída para locais onde a estiagem é maior que 5 meses ouregiões onde o índice de aridez seja menor ou igual a 0,50.

Nota: o índice de aridez foi criado em 1941 por Thorntwaite e ajustado em 1953 por Penman. Mede o grau de aridez através das precipitações e da evapotranspiração. O semiárido brasileiro tem índice de aridez menor que 0,50.

Aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis para os seguintes usos:
Descargas em baciassanitárias;
Irrigação de gramados e jardins;
Lavagem de veículos;
Limpeza de calçadas e ruas;
Limpeza de pátios;
Usos industriais.

Salientamos que a água de chuva será usada para fins não potáveis, não substituindo a água tratada com derivado clorado e flúor, usada para banhos, preparação do alimento ou ser ingerida, distribuída pelas concessionárias públicas.
A lavagem de roupa tem comorisco, a possível contaminação pelo parasita Cryptosporidium parvum que para remoção precisa-se de filtros lentos de areia.

3. Qualidade da água
A qualidade da água da chuva varia tanto com o grau de poluição do ar como também com a limpeza do sistema de captação. Estas condições também dependem do ambiente que cerca a estrutura. Por exemplo, se uma casa é cercada por árvores, um coador ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • captação agua de chuva
  • Projeto de captação de água de chuva
  • Captação da água da chuva
  • captação da água da chuva
  • CAPTAÇÃO DA AGUA DA CHUVA
  • Captação de Água de chuva
  • Captação água da chuva
  • CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!