Captação de Água da Chuva

Páginas: 9 (2209 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
1. Introdução

Esse projeto tem como objetivo possibilitar a captação das águas pluviais através do telhado da Estação de Transbordo do CTRes - Itacorubi, apenas para a lavação da frota de caminhões da COMCAP.
O dimensionamento contemplará as calhas, os coletores verticais e horizontais, e o reservatório de armazenamento, de acordo com as normas da ABNT NBR 10844 de 1989 e NBR 15527 de 2007,as quais dão as diretrizes para o aproveitamento de água de chuva.

2. Instalações Prediais de Águas Pluviais e Aproveitamento de Água da Chuva

Segundo a norma aplicável para o aproveitamento de água da chuva, a NBR 15.527/2007 da ABNT, a água armazenada deve ser para usos não potáveis, após tratamento adequado e podem ser utilizadas para lavagem de veículos, por exemplo.
A NBR 10844/89,para Instalações Prediais de Águas Pluviais, constata que as instalações de águas pluviais se destinam exclusivamente ao recolhimento e condução das águas da chuva, não se admitindo quaisquer interligações com outras instalações.
Logo, para o correto dimensionamento do sistema de coleta, armazenamento e distribuição de água da chuva, observam-se como principais critérios a precipitação média anualdo local, a área destinada à coleta de água da chuva, a demanda diária de água na propriedade e o coeficiente de escoamento superficial, de acordo com o tipo da superfície de captação.
O dimensionamento da reserva de água é condicionado basicamente por dois grupos de fatores: os referentes à disponibilidade de água e os relativos ao consumo.
A partir das variáveis citadas acima, é possívelseguir com os cálculos do reservatório de armazenamento, do sistema de calhas e condutores de água pluvial e do sistema de remoção dos sólidos grosseiros.

2.1. Dimensionamento

O sistema consiste na captação, coleta, armazenamento e distribuição das águas de chuva que caem nos telhados do galpão de transbordo, localizado no CTRes - Itacorubi.
Para a melhor qualidade da água de chuva armazenada,o sistema de aproveitamento contará com sistemas de grelhas para a remoção dos sólidos mais grosseiros.
Para fins de dimensionamento, serão utilizadas as seguintes normas:
ABNT NBR 15527:2007 - Aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis em áreas urbanas – Diretrizes.
ABNT NBR 10844:1989 - Instalações prediais de águas pluviais.
ABNT NBR 5626:1998 - Instalação predial de água fria.ABNT NBR 12217:1994 - Projeto de Reservatório de Distribuição de Água de Abastecimento Público.

2.2. Levantamento de Dados Pluviométricos

Se as chuvas da região forem bem distribuídas e regulares ao longo do período, implicará em maior eficiência do sistema. Esta precipitação deve ser estabelecida em função de dados médios mensais ou anuais, em função das séries históricas e sintéticasdas precipitações da região de implantação do sistema.
O levantamento pluviométrico foi realizado a partir de uma série histórica de 35 anos, para a cidade de Florianópolis, entre os anos de 1970 e 2005, obtidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) da Estação Climatológica Principal de Florianópolis/SC (Lat: 27°35'00'' S, Long: 048°34'00'' W, Alt:1,84 m). Observou-se que a pluviometriamédia anual é de 1.704,5 mm de chuva (Peters, M. R.- 2006).

2.3. Área de Captação

A área de contribuição segue a referida norma de instalações prediais de água pluvial, e preconiza que a área contribuinte é toda aquela que em contato com a chuva contribui em escoamento para o sistema.
A área de captação consiste na área total dos telhados do galpão, considerando a área em planta mais ainclinação de 8%, totalizando uma área útil de 954,25m², divididos em 4 folhas, ou águas, conforme a tabela 1 a seguir.


Tabela 1. Área de contribuição dos telhados da ACMR.
Local
Folha
Área (m²)
Galpão de Transbordo
a1
254,375

a2
222,75

a3
222,75

a4
254,375



2.4. Disponibilidade Anual de Água de Chuva

Segundo a Norma NBR 15527/2007, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • captação agua de chuva
  • Projeto de captação de água de chuva
  • Captação da água da chuva
  • captação da água da chuva
  • CAPTAÇÃO DA AGUA DA CHUVA
  • Captação de Água de chuva
  • Captação água da chuva
  • CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!