Captação água da chuva

Páginas: 20 (4905 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
Sistemas de captação de água da chuva e reuso de águas cinza, de baixo custo, para casas populares


Resumo:
Este trabalho visa analisar a viabilidade econômica de um sistema de aproveitamento de águas pluviais e reuso das águas cinza para população de baixa renda, a fim de proporcionar a essa população redução do consumo de água potável e ao mesmo tempo conscientizar da necessidade deproteger os recursos hídricos disponíveis. Para realização desse trabalho foi necessário definir um projeto modelo a ser aplicado o Sistema para definição da população, o consumo de água previsto, o custo inicial para o Sistema e a estimativa de retorno do investimento. Os custos de tal sistema foram levantados com base nos preços de mercado praticados em salvador resultando em R$ 863,34 por casa. Obeneficio econômico considerado foi a redução no consumo de água oferecida pela concessionária e comprada pela usuário, proporcionando uma real economia financeira. O sistema poderá gerar uma redução de 85,46% com gastos na conta de água proporcionando um payback em torno de 30 meses.
Palavras-chaves: Captação pluvial. Reuso de águas cinza. Retorno financeiro.

1- INTRODUÇÃO

Cresce naconstrução civil a preocupação com os impactos das ações humanas no meio ambiente. Na construção contemporânea já se torna comum a preocupação com a iluminação natural, aquecimento solar, reutilização de águas e outras tecnologias que permitem uma racionalização do uso dos recursos naturais. De acordo com o diretor de engenharia da Odebrecht Empreendimentos Imobiliários, Paulo Aridan em entrevista a revistade engenharia, arquitetura e agronomia da Bahia (CREA-BA, numero 24), afirmou que a empresa já investe no segmento desde o empreendimento “Mundo Plaza” – Condomínio residencial e comercial de alto luxo, que foi concebido há três anos, quando os conceitos e parâmetros ainda não eram tão claros. Ele destaca que a aceitação é crescente entre os clientes residenciais, que “reconhecem estadiferenciação e certamente aumentarão este nível de exigência no futuro”. Esta aceitação a que Aridan se refere, não chegou às classes mais baixas, contrariando as classes ricas da sociedade que, pagam mais para utilizar os recursos naturais de maneira sustentável. Para esses projetos chegarem a essas classes desfavorecidas, necessitarão atender a um custo-benefício, onde o investimento esteja dentro dopadrão econômico desta população associado a programas de incentivos do governo.
Para que uma casa atenda a todos os princípios ecológicos e disponha de maior sustentabilidade é necessária a utilização de materiais alternativos, ecologicamente corretos. Emprega-se este conceito, desde a elaboração dos projetos até a execução da obra, adotando uma construção ecológica com recursos naturais, semdegradação do meio ambiente. Já existe no mercado construções com uso de materiais alternativos na fundação, alvenaria e telhados, associados a novas tecnologias de obtenção, de fonte natural de energia com luz solar e reaproveitamento de agua.
Neste trabalho, é dada maior importância a proteção da água potável, a qual deve ser assegurada para garantia que esta não se transforme em um produto de luxo. Aquestão principal discutida é a utilização da água da chuva para inúmeros fins benéficos o que não ocorre por falta de pesquisas realizadas nessa área para análise de sua viabilidade devido a falta de incentivos governamentais.
Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos, porém, segundo fontes do IBGE, de 1,36 x 10¹8 m³ de água existentes na terra se distribui em 97% de águasalgada, 2,2% de água acumulada em geleiras e apenas 0,8% são de água doce livre. Desta pequena fração disponível de água doce, 3% apresentam-se na forma de água superficial de fácil extração.
Com base nessa idéia de recursos hídricos infinitos a sociedade utiliza a água potável de modo indevido, para qualquer tipo de lavagem, banhos, descarga em vasos sanitários, e qualquer atividade que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • captação agua de chuva
  • Projeto de captação de água de chuva
  • Captação da água da chuva
  • captação da água da chuva
  • CAPTAÇÃO DA AGUA DA CHUVA
  • Captação de Água de chuva
  • CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA
  • captação agua de chuva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!