CAPS E SERVIÇO SOCIAL: O TRABALHO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL

Páginas: 15 (3599 palavras) Publicado: 24 de junho de 2013
CAPS E SERVIÇO SOCIAL: O TRABALHO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
Nayane I. da C. Souza1

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo refletir a prática do Serviço Social no campo da saúde mental, junto ao CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. O trabalho apresenta um breve histórico do tratamento dado às pessoas com transtorno mental, bem como aborda o processo saúde/doençamental em que a qualidade e o modo de vida estão vinculados ao conceito de saúde ao exercício de cidadania. Posteriormente, mostra que o/a Assistente Social contribui para uma visão global do paciente frente ao seu projeto terapêutico individual, garantindo ao usuário, com transtorno mental, um tratamento digno, como sujeito de direitos, fundamentada na pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave:Saúde Mental; CAPS; Serviço Social.


ABSTRACT: This article aims to reflect on the practice of Social Work in mental health area, next to the CAPS - Psychosocial Attention Center. The paper presents a brief history of treatment of persons with mental disorders, and discusses the process of health / mental illness in which the quality and lifestyle are linked to the concept of health to theexercise of citizenship. Finally, it shows that the Social Worker contribute to an overall view of the patient toward their individual therapeutic project, providing the user with a mental disorder, a humane treatment, as subjects of rights, based on literature research.
Keywords: Mental Health; CAPS; Social Work.












I. INTRODUÇÃO


Historicamente pessoas que possuemtransrtonos mentais tem sido alvo de ações preconceituosas, fruto da criação de estigmas dessas pessoas que foram consideradas como um risco para a sociedade, sendo excluídos do convívio social e isolados em hospitais psiquiátricos submetidos a condições precárias.
Atualmente, apesar da criação de redes de serviços como os CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, que possuem uma perspectiva de tratamentoinovadora, essa discriminação ainda perpetua nos valores da sociedade marcada, por uma condição de desigualdade causada pelo sistema capitalista. Tal sistema contrbui para a construção de uma ideologia individualista que possui reflexos significativos no cotidiano da população e na concretização dos direitos de todos (as) cidadãos, principalmente de segmentos que foram excluídos no decorrer dahistória. Exemplo disso, podemos ressaltar as pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental e que são consideradas “diferentes” ou “inferiores” em relação aos outros cidadãos.
Desta forma, é importante ressaltar o que consta no Art. 5º da Constituição Federal de 1988: “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” e no artigo 196: “a saúde é direito de todos e dever doEstado”, portanto, o Serviço Social tem o compromisso assumido com os (as) usuários/as em garantir seus direitos, levando sempre em consideração a autonomia de cada um. O Estado deve buscar a promoção, a proteção e a recuperação do bem estar físico, mental e social dos cidadãos.
Contudo, a atenção à pessoa com transtorno mental requer esforços não só do CAPS e do Serviço Social, mas também de todas asinstituições sejam elas públicas ou privadas, para que tenhamos sim, a plena inclusão dos usuários do CAPS, no exercício de sua cidadania e sendo verdadeiramente inseridos na sociedade.
Portanto, o trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática do Serviço Social no campo da saúde mental, junto ao CAPS, de modo a contribuir para inclusão e o exercício da cidadania dos usuários com transtornosmentais.
A metodologia do estudo foi realizada a partir do levantamento bibliográfico, em livros, Anais dos Congressos de Assistente Sociais, Manuais, Relatórios publicados no período de 1982 a 2007 e legislações em vigor.
Os resultados deste estudo contribuíram para fomentar novos conhecimentos sobre a prática do Serviço Social na saúde mental, essenciais à qualidade de vida dos usuários....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do servico social no campo da saúde mental do caps i
  • Serviço social e saúde: processo de trabalho do assistente social
  • A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
  • Caps: a contribuição do serviço social em relação a saúde mental
  • Serviço Social e Saude mental
  • Serviço social e saúde mental
  • Serviço Social na Saúde Mental
  • Serviço social e saude mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!