Caps: a contribuição do serviço social em relação a saúde mental

Páginas: 13 (3071 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2013
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso II





CAPS: A CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM RELAÇÃO A SAÚDE MENTAL





PJJG- S. MENTAL
Integrantes:
PATRÍCIA MONTEIRO DE ALMEIDA
JUCELIA XAVIER DOS SANTOS
JAGACIARA DA SILVA FERREIRAGEILSA ALVES DOS SANTOS


Professores Avaliadores:
NELSON RUSSO DE MORAES


Nota: 9,00










Cidade: João Pessoa
Data: 06/2011









TÍTULO/TEMA
CAPS: A CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM RELAÇÃO À SAÚDE MENTAL

RESUMO EPALAVRAS-CHAVE

O presente artigo tem como foco a política de saúde mental que tem passado por sucessivas modificações, e motivaram a inserção do Serviço Social. Em vista disso, objetiva-se conhecer as contribuições do Serviço Social à Saúde Mental junto aos CAP’s. Trata-se de um estudo bibliográfico, dissertativo, quantitativo. Identifica-se que a prática do Serviço Social deu-se inicialmente no âmbitoda Seguridade Social. A formação em Serviço Social possibilita ao profissional intervir nas relações sociais objetivas e sua especialização na saúde mental lhe dar uma visão crítica em relação à sociedade e a loucura e nos CAPs sua atuação pode contribuir para mediar e articular ações que visem relações sociais justas e democráticas que atendam às necessidades dos usuários.



Palavras-chave:Políticas públicas. Saúde mental. Assistente Social.


INTRODUÇÃO

O presente artigo é fruto de uma exigência acadêmica por ocasião de conclusão de curso oferecido pelo Programa de Graduação em Serviço Social da UNITINS, versando sobre a problemática histórica da Saúde Mental no Brasil e a atuação do Serviço Social.
A assistência à Saúde Mental no Brasil configurou-sehistoricamente por estruturas manicomiais, prática esta que foi se constituindo num mecanismo de exclusão dos indivíduos como sujeitos sociais.
O Brasil chega ao século XX com um modelo de assistência psiquiátrica asilar para doentes mentais em sua maioria precárias. Em 1923, foi fundada a Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM), que tinha como objetivo inicial melhorar a assistência aos doentesmentais pela renovação do quadro de profissionais e das instituições, passando a intervir no aspecto social.
Anos mais tarde, iniciou-se um processo de discussão em torno das necessidades de transformação da assistência psiquiátrica no Brasil. Esse movimento ficou conhecido como Reforma Psiquiátrica. Conseqüentemente começaram a ser implantados em todo o país os serviços substitutivos aoshospitais psiquiátricos, como forma de abolir as estruturas manicomiais, atribuindo o atendimento aos portadores de transtornos mentais, principalmente, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS.


Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia,oferecendo atendimento médico e psicológico, constituindo-se como a principal estratégia do processo de Reforma Psiquiátrica.
O marco inicial da entrada do Serviço Social na Saúde Mental no Brasil data da década de 1940 em que é chamado, justamente com as demais profissões especializadas, a atuar sobre as demandas postas pelos portadores de transtornos mentais ampliando os espaços de atuação dosassistentes sociais face ao projeto de Reforma Psiquiátrica.
Nesse ínterim, o presente estudo objetiva conhecer as contribuições do Serviço Social à Saúde Mental através junto aos CAPS diante das demandas inseridas no contexto econômico, político e social da realidade histórica brasileira.
Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico dissertativo de natureza qualitativa, tomando-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e saúde mental
  • Serviço Social e Saude mental
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço Social na Saúde Mental
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço Social e Saúde Mental
  • Saúde mental e serviço social
  • Serviço social e saude mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!