Caprinocultura
1 INTRODUÇÃO
A caprinocultura no mundo destaca-se em países desenvolvidos como: China, Nova Zelândia e Austrália. O Brasil é apenas o 10º colocado no ranking mundial de produção de caprinos. A produção e a comercialização de caprinos no Brasil tem uma maior prevalência na região Nordeste do Brasil, representando 91% do total, destacando-se os estados da Bahia e de Pernambuco, que respondem pela metade dos caprinos dessa região (Agência Prodetec, 2011).
2 JUSTIFICATIVA
Esse trabalho justifica-se mediante o desconhecimento da população da importância da caprinocultura de corte e leiteira para o mundo e para o Brasil, principalmente para a região Nordeste do país.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Apresentar a importância da caprinocultura na agropecuária brasileira;
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Mostrar um panorama mundial da caprinocultura;
Mostrar um panorama brasileiro da caprinocultura;
Destacar a importância da região nordeste na caprinocultura;
Comentar sobre aspectos mercadológicos da caprinocultura;
Demonstrar o crescimento da caprinocultura em Minas Gerais;
4 METODOLOGIA
O método utilizado para a realização desta pesquisa foi um levantamento bibliográfico, em que se utilizaram artigos científicos dispostos em revistas eletrônicas, disponíveis em sites de pesquisas como Scielo. Pesquisas em sites especializados no assunto como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), EMBRAPA, dentre outros.
5 CAPRINOCULTURA MUNDIAL
Segundo dados da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO, 2012) o rebanho de caprinos no mundo estava estimado no ano de 2010 em 921 milhões de cabeças, sendo que os maiores rebanhos encontram-se na Índia e na China, com 154