CapQA04

9018 palavras 37 páginas
CAPÍTULO 4
Cálculos Empregados na
Química Analítica

© CSIRO Austrália.

O número de Avogadro é uma das constantes físicas mais importantes e é fundamental no estudo da química. Um esforço global está sendo feito para determinar esse número com exatidão de 1 parte em 100 milhões. Várias esferas de silício ultrapuro têm sido fabricadas especificamente para essa tarefa, e reivindica-se que elas sejam as mais perfeitas do mundo. O diâmetro de 10 cm da esfera é uniforme em 40 nm. Medindo-se o diâmetro, a massa, a massa molar do silício e a distância entre os átomos de silício, é possível calcular o número de
Avogadro. Uma vez determinado, esse número pode ser usado para fornecer um novo padrão de massa – o quilograma de silício. Para mais informações, ver o
Problema 4-39 e os Exercícios na Web.

este capítulo, vamos descrever vários métodos empregados para calcular os resultados de uma análise quantitativa. Começaremos apresentando o sistema SI de unidades e a distinção entre massa e peso. Então, vamos discutir o mol, a medida da quantidade de uma substância química. Em seguida, consideraremos as várias formas pelas quais a concentração é expressa. Finalmente, vamos tratar a estequiometria química. Provavelmente, você já se deparou com a maior parte do material contido neste capítulo em disciplinas de química geral.

N

4A

ALGUMAS UNIDADES IMPORTANTES

4A-1 Unidades SI
᭤ SI é o acrônimo para a expressão em francês Système
International d’Unités.
A unidade ångstrom, Å, que não pertence ao sistema internacional, é uma unidade de comprimento amplamente utilizada para expressar o comprimento de onda de radiações muito curtas, como raios X (1 Å ϭ 0,1 nm ϭ 10Ϫ10 m).
Assim sendo, a radiação deste tipo situa-se na faixa de 0,1 a 10 Å.

Os cientistas ao redor do mundo adotam um sistema padronizado de medidas, conhecido como Sistema Internacional de Unidades (SI).
Esse sistema está baseado nas sete unidades fundamentais apresentadas na Tabela 4-1. Inúmeras outras unidades

Relacionados