Capoeira

Páginas: 13 (3136 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Introdução


A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira criada pelos negros escravos como forma de luta contra a opressão, luta esta que se travou no plano físico e cultural. Em seu universo simbólico e motor encontramos elementos, tais como a musicalidade, a religiosidade, movimentos acrobáticos, dentre outros, que a tornam bastante peculiar. A capoeira é plural, e nela o lúdicoe o combativo interpenetram-se, caracterizando-a como jogo, luta e dança.
A origem da capoeira nos remete à escravidão brasileira, pois ela foi gerada como elemento de resistência, física e cultural, dos negros cativos à opressão e violência sofridos nesta época.
A capoeira foi criada no contexto de uma necessidade de autodefesa e de resistência à opressão, que foram elementos propulsores dacriação de uma técnica de defesa e ataque, no qual os negros utilizavam do seu próprio corpo para se confrontar com seus opressores (feitores capitães do mato). Geralmente estes confrontos ocorriam nas fugas, nos lugares de mata rala das selvas, nas capoeiras. Daí a origem do nome. É importante perceber que a capoeira foi criada, não apenas como instrumento de resistência física, mas também como ummovimento de resistência cultural, de uma necessidade do negro de reconstruir sua identidade, de se fazer humano. No sentido, de os negros reinventarem sua própria existência para se adaptarem a nova realidade, a capoeira constituiu-se numa manifestação de resistência em que o seu universo simbólico e motor era carregado de elementos da sua cultura ancestral africana, como a religiosidade, amusicalidade, movimentos, costumes, etc.
No decorrer deste trabalho objetivaremos proporcionar um pouco desta cultura aos alunos, que por sua vez, pouco conhecem.




Objetivo

Trabalhar a capoeira como parte da cultura corporal de movimento além de ensinar os movimentos característicos da capoeira, aproximando-se da sequência de Bimba.
Justificativa

A capoeira é um conteúdo da EducaçãoFísica que é pouco explorado no âmbito escolar, uma vez que muitos professores preferem trabalhar certos esportes que em sua maioria são de origem estrangeira.
Apresentar a capoeira aos alunos é uma forma de contato entre o aluno e a nossa cultura afro-brasileira, fazendo com que o aluno possa vivenciar a modalidade e consequentemente obter um aspecto crítico acerca da mesma.
Outro fator importanteé o de que a prática da cultura corporal (capoeira) colabore para uma boa aquisição de habilidades motoras e cognitivas como equilíbrio, atenção, percepção, entre outros. Além de promover interação e socialização através do contato com o outro, por meio dos movimentos peculiares da capoeira.


Metodologia

A intervenção será realizada na escola federal de ensino técnico de Belo Horizonte, comalunos do curso de edificações no 3° ano do ensino médio.




























Plano de aula
1º aula:
Tempo: 50’ min.
Turma: Uma escola federal de ensino técnico de Belo Horizonte, com alunos do curso de edificações no 3° ano do ensino médio.
Conteúdo: Capoeira
Objetivo: trabalhar a capoeira como parte da cultura corporal do movimento e através da mesmaadquirir força e agilidade.
Procedimentos metodológicos:
 História da capoeira
 Desenvolvimento da ginga

















2º aula:
Tempo: 50’min.
Turma Uma escola federal de ensino técnico de Belo Horizonte, com alunos do curso de edificações no 3° ano do ensino médio.
Conteúdo: Capoeira
Objetivo: desenvolver os golpes da capoeira, aperfeiçoar a coordenação motoraampla.
Procedimentos metodológicos:
 Meia lua de Frente
 Guarda baixa
 Armada

Meia Lua de frente: Eleva-se a perna direita em movimento circular de fora para dentro finalizando com a perna atrás no movimento da ginga, após eleva-se a perna esquerda em movimento circular de fora para dentro finalizando com a perna atrás na ginga.

Guarda baixa: parecido com o movimento cócoras, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • capoeira
  • Capoeira
  • Capoeira
  • Capoeira
  • Capoeira
  • Capoeira
  • Capoeira
  • A Capoeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!