Capoeira, uma expressão afro -brasileira

Páginas: 16 (3937 palavras) Publicado: 27 de março de 2013
CAPOEIRA, UMA EXPRESSÃO AFRO-BRASILEIRA

Carlos da Silva Maia
Orientador: Profº. Fabio de Oliveira Torres
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Trabalho de Pós-Graduação
23/03/2013

RESUMO

Este artigo expõe em linhas gerais a história da capoeira. Destacando-se a Capoeira de Angola e a Capoeira Regional. Sabe-se que a capoeira é tipicamente brasileira, surgida entre os escravosnegros provenientes de Angola na época colonial. Ainda porque a capoeira desenvolveu-se mais notadamente na Bahia, onde os movimentos de ataque e defesa com os pés ágeis e variados passam a ser executado ao som de binribaus e outros instrumentos.

Palavras – Chaves: Capoeira – Brasil. Cultura Afro-Brasileira. Esporte. Dança. Negro.

1 INTRODUÇÃO

A Capoeira surgiu do negro cativo buscando suaidentificação cultural frente ao sistema da escravidão em um ambiente adverso à sua aceitação junto a sociedade dominante. Há sessenta anos a capoeira ainda era considerada ilegal, reprimida pela política. Essa situação gerou um ambiente propício ao desenvolvimento da sua versatilidade.
A Capoeira de Angola ou Capoeira Mãe tornou-se conhecida como tal somente em terras brasileiras. Mistura de luta edança engloba uma série de símbolos e significados na sua prática. Devido à mistura a quais eram submetidos os negros após raptados no continente africano, a capoeira tornou-se a junção de costumes de diversas nações, incorporando elementos culturais variados e também absorvendo características regionais próprias do Brasil.
Neste contexto, o presente artigo traz informações pertinentes às duasmodalidades da capoeira e seus respectivos fundadores. Além dos principais instrumentos utilizados por cada uma delas.
2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA (PROBLEMATIZAÇÃO)

O tema “A origem da Capoeira na Cultura Afro-brasileira”. Vem tratando de algo que nossa sociedade por muito tempo não deu devido valor, com a grandeza da cultura negra presente no nosso país. O que veio da África foi muito mais do queum povo, trata-se de pessoas que trouxeram consigo os seus costumes, suas crenças, religiosidade, sincretismo, tudo como força para erguer uma nação explorada.
Estamos trazendo com este, o fator de grandiosidade, riqueza que o povo africano trouxe para nós, falar da África é gratificante. Saber que uma cultura de princípios tão lindos nos abraçou. Se fossemos falar no geral, não nos caberia àobra. Por isso, identificamos uma parte da cultura que toca os sentimentos, que faz despertar algo novo e forte dentro de nós, a capoeira, o que será mostrado no decorrer deste artigo, e como a cultura, ancestralidade, fé e valores são mostrados na capoeira de origem africana.
Faremos uma análise de tempo contínuo, onde a nossa base de períodos será a entrada dos africanos no Brasil na época daescravidão, mostrando como se desenvolveu a capoeira em nosso país e quais seus valores, seguindo com as mudanças sofridas nos dias atuais. Foi a partir de nossa intervenção com este tema, que se percebe a importância da dança na cultura Afro-brasileira e ensinar valores perdidos que os alunos hoje não reconhecem. Baseado nesse contexto, propomos desenvolver um trabalho onde será exibida a riquezada cultura africana no Brasil.

3 OBJETIVOS GERAIS

Estudar a capoeira, uma cultura Afro-brasileira, analisando sua origem mostrando sua história dos tempos da escravidão até os dias atuais dando lugar a sua importância e seus valores para a sociedade como uma de suas representações culturais.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao analisarmos a origem da capoeira na cultura Afro-brasileira, podemosentender melhor a sua história, cultura, significado e influencia. Proporcionando assim o estímulo e confecções dos seus próprios instrumentos musicais, como o berimbau, pandeiro, caxixi e o atabaque.
Tendo em vista que a capoeira é um esporte genuinamente brasileiro, e que requer seu aprendizado um estudo profundo das demais disciplinas do currículo escolar básico, como história e geografia....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maria auxiliadora: uma expressão feminina na arte afro-brasileira
  • Afro-brasileira
  • AFRO-BRASILEIRA
  • afro-brasileira
  • cultura afro brasileira trabalho
  • Cultura afro-brasileira
  • Religião Afro-brasileiras
  • Culturas afro brasileiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!