Capítulo 9: Métodos Qualitativos | Autor: John Creswell.

316 palavras 2 páginas
Disciplina: Metodologia de Pesquisa e Produção de Diagnóstico
Aluna: Talita Hernandes Borges
Fichamento – Texto: Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto |
Capítulo 9: Métodos Qualitativos | Autor: John Creswell.
O texto apresenta algumas das principais características do método qualitativo de pesquisa, dentre eles: pesquisador como um instrumento fundamental; múltiplas fontes de dados; análise de dados indutiva; uma forma de investigação interpretativa; relato holístico (relato de múltiplas perspectivas). Há destaque ainda para o fato de que a pesquisa qualitativa conta com uma “seleção intencional” do pesquisador quanto aos participantes e locais de estudo (atores, eventos, processos, etc).
O estudo de caso e a pesquisa etnográfica são métodos que envolvem descrição detalhada do local ou dos indivíduos, seguida pela análise de dados realizada por temas ou problemas. A pesquisa fenomenológica tem como base analítica “declarações importantes, a geração de unidades significativas e o desenvolvimento da chamada descrição da essência”.
O autor diferencia validade qualitativa de confiabilidade qualitativa, além de sugerir “estratégias” para a garantia desses dois aspectos à pesquisa. Validade qualitativa significa que o pesquisador verifica a precisão dos resultados empregando alguns procedimentos. Já confiabilidade qualitativa indica que a abordagem do pesquisador é consistente entre diferentes pesquisadores e diferentes projetos. Para verificar se as abordagens são consistentes e confiáveis, Yin (2003) segure que os pesquisadores devem documentar os procedimentos de seus estudos de caso e documentar o máximo de passos possível dos procedimentos.
Dentre as estratégias de validade estão: a) triangular as informações; b) descrição rica e densa para comunicar os resultados; c) verificação dos membros; d) apresentação de informações negativas ou discrepantes as quais se opõem aos temas; e) passar tempo prolongado no campo,

Relacionados