CAPITULOII ClinquerPortland

3940 palavras 16 páginas
4

CAPÍTULO II - COMPOSTOS DO CLÍNQUER PORTLAND
1. INTRODUÇÃO
Industrialmente, o processo de fabricação do clínquer Portland consiste na mineração e britagem das matérias-primas, seguindo-se a preparação adequada da mistura crua, denominada “farinha”, com posterior queima por volta de 1.450ºC em forno rotativo. O clínquer
Portland é a denominação dada ao produto desse processo de sinterização. Quando devidamente moído e misturado em proporções adequadas com sulfato de cálcio e outra eventual adição, dá origem ao cimento Portland.
O material utilizado para a fabricação deve conter em sua composição química os principais óxidos componentes do clínquer, CaO, SiO2, Al2O3 e Fe2O3. O calcário e a argila são as matérias-primas mais comuns como fontes dos três primeiros, sendo o minério de ferro a principal fonte de Fe2O3. No caso da produção de cimentos aluminosos ou cimento branco, a presença de Fe2O3 é restringida, bem como dos outros elementos menores que favorecem a coloração do cimento como Mn, Cr, Ti, etc (Blanco-Varela et al., 1997).
A Figura 2.1 apresenta um esquema simplificado da fabricação do cimento Portland. O detalhamento do processo de fabricação do clínquer pode ser encontrado em Centurione (1993 e 1999) e Maríngolo (2001).
1-Mineração
2-Britagem
3-Pilha de homogeneização 4-Moinho
5-Silos de mistura crua
6-Pré-aquecedor
7-Forno rotativo
8-Resfriador
9-Depósito de clínquer e gesso 10-Moinho de cimento
11-Silos de cimento
12-Distribuição

Figura 2.1: Esquema simplificado da fabricação do clínquer Portland, modificado de Kihara e Marciano
(1995).

Alguns parâmetros químicos são utilizados pela indústria visando controlar o quimismo de uma farinha e do clínquer e manter a produção a mais homogênea possível para atender os requisitos de qualidade. Entre os parâmetros químicos mais utilizados na indústria nacional,

5 listam-se o FSC (Fator de Saturação de Cal), o MS (Módulo de Sílica) e o MA (Módulo de
Alumina) sendo equações para seu cálculo apresentadas na

Relacionados