Capitulo6 ModelosAtomicos

1606 palavras 7 páginas
Modelos atômicos 1

Hipóteses atômicas


Primeiras idéias sobre a constituição da matéria – séculos VII a IV
a.C.




Hipóteses atomísticas – origem única para as coisas observáveis.
Aristóteles e outros filósofos – século IV a.c. - toda matéria é formada pela combinação de quatro elementos: terra, ar, fogo e água.
Existência material baseada em qualidades, contrapondo-se a uma origem única.



Hipótese atomística retomada aproximadamente 2000 anos mais tarde. 2

Modelo de Dalton (1808)



A matéria é constituída de átomos indivisíveis;



Propôs a ideia de reações químicas: átomos de diferentes elementos podem combinar-se em várias proporções simples, porém nessas combinações químicas, cada átomo guarda a sua identidade;



Propôs a ideia inicial de molécula – compostos químicos consistem em uma combinação de dois ou mais elementos em uma razão fixa.

Átomos de um mesmo elemento apresentam massas iguais e átomos de elementos químicos diferentes apresentam massas diferentes;

O seu modelo caracteriza o átomo como uma esfera maciça, invisível, indestrutível e indivisível. É o modelo conhecido como o da “bola de bilhar”.
3

Modelo de Thomson (1897)






Em 1833, Michael Faraday realizou vários experimentos de eletrólise onde observou que a massa obtida de uma dada substância era proporcional à quantidade de eletricidade empregada; Em 1869-1875, o inglês William Crookes (e outros) inventa a ampola de raios catódicos.
Em vários experimentos, observava-se uma luminescência que era produzida pela passagem de eletricidade por um gás rarefeito em um tubo.
Observou-se também a formação de raios que propagavam em linha reta, projetando sombras na extremidade do tubo. Como o eletrodo negativo já era chamado de cátodo, estes raios foram denominados “raios catódicos”.
Em 1891, George Stoney propôs o nome de elétron para a unidade natural de eletricidade;
4

Modelo de Thomson (1897)


Utilizando uma ampola de crookes modificada,Thomson (Joseph John), em uma

Relacionados