Capitulo OS MAIAS

Páginas: 2 (412 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
OS MAIAS – CAPÍTULO XIII

Resumo do capítulo
Carlos preparava-se para ir aos Olivais tencionando verificar se tudo estava pronto para a mudança de Maria Eduarda, que se daria no dia seguinte,quando Ega o avisa de que Dâmaso andava a difamá-lo a ele e a Maria Eduarda. Carlos, ao voltar da quinta, confirma tal situação através de Alencar que refere as insinuações pronunciadas por Dâmaso emcasa dos Cohen. Ega junta-se a eles e aparecem, do outro lado da rua, o Cohen, o Conde de Gouvarinho e Dâmaso. Carlos aproveita, então, para ameaçá-lo, dizendo que lhe arrancaria as orelhas. No diaseguinte, Carlos parte para os Olivais com Maria Eduarda. Visitam detalhadamente a casa, e ela vai fazendo as suas críticas e sugestões, que Carlos toma quase como ordens. A visita acaba com um fim detarde amoroso para os dois.
O capítulo termina com o aniversário de Afonso da Maia, no Ramalhete, onde se reúnem o habitual grupo de amigos para o jantar. Ao serão, Carlos é avisado de que alguém oesperava num “coupé”, à porta de casa. Era a Condessa de Gouvarinho, que queria uma explicação para o desprezo de Carlos, que considerava ser brutal e grosseiro. Apesar de inicialmente embaraçado, Carlos,acaba por pôr fim à relação com ela.

A TOCA
Descrição da Toca - Simbolismo
É a partir deste capítulo que podemos ter uma imagem muito nítida do recanto escolhido por Carlos da Maia e MariaEduarda para servir como lugar dos seus encontros amorosos. Propriedade de Craft, é arrendada por Carlos para aí residir a sua amada e preservar a intimidade da sua relação. O casal designa a casa deToca. Logo à partida, podemos retirar um carácter animalesco a partir do nome, já que toca é designação para um covil de animal que podemos associar, em primeiro lugar, ao facto de ter como finalidadeesconder uma relação mal vista socialmente e, em segundo lugar, e mesmo de forma inconsciente, podemos associar ao carácter incestuoso da relação amorosa. (“Uma divisa de bicho egoísta na sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Capitulo xiv maias
  • Os Maias
  • Maias capitulo V e VI
  • Os Maias
  • Maias Capitulo VIII
  • Resumo do capitulo XVII dos Maias
  • os maias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!