capitulo 1 e 2 etica para o meu filho

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
Pontos importantes dos capítulos

Capítulo l
O que é a ética?
Há coisas que não precisamos saber e podemos viver muito bem sem elas, claro que dependendo da coisa, vivemos pior ou melhormais aivai da vontade de cada um em querer saber o que melhor te convém.
Em resumo, entre todos os saberes possíveis existe pelo menos um imprescindível: o de que certas coisas nos convêm eoutras não.
E oque nos convém costumamos dizer que é "bom", pois nos cai bem; outras,em compensação, não nos convém, caem-nos muito mal, e o que não nos convém dizemos que é "mau".
No entanto, àsvezes as coisasnão são tão simples: certas drogas, por exemplo, aumentam nossa energia ou produzem sensações agradáveis, mas seu abuso contínuo pode ser nocivo. Em alguns aspectos são boas, masem outros são más: elasnos convêm e ao mesmo tempo não nos convém.
Saber viver não é tão fácil, pois é preciso lidar com diversos critérios opostos.
Em matemática ou geografia, há sábios eignorantes, mas os sábios estãoquase sempre de acordo quanto ao fundamental. No viver, por outro lado, as opiniões estão longe de ser unânimes.
À primeira vista, a única coisa com que todos nósconcordamos é que não concordamoscom todos.
Mas observe que também essas opiniões diferentes coincidem em outro ponto, ou seja, nossa vida é pelo menos em parte, resultado daquilo que queremos.Capítulo II
Ordens, costumes ecaprichos

Está claro que há coisas que nos convêm e outras que não nos convêm para viver, mas nem sempre está claro quais são as coisas que nos convêm.
Entãosempre fazemos o que queremos? nem tanto.Às vezes as circunstâncias nos obrigam a escolher entre duas possibilidades que não escolhemos: digamos que há ocasiões em que escolhemos emborapreferíssemos não precisar escolher. Pois afinal decontas não podemos escolher por exemplo o tempo que nós convém ou o que nos acontece, podemos apenas escolher a maneira que escolher agir diante das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética para meu filho capitulo 9
  • Sobre Ética e Imprensa
  • Pais e Filhos 2 1
  • Capitulo 1 e 2 Kurose
  • Resumo do capitulo 1 e 2
  • CAPITULO 1 2
  • Capitulo 1 E 2
  • Resumo dos capítulos 1 e 2 de A Ética Protestante e o Espirito do Capitalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!