CAPITULO 1: AS PRINCIPAIS PSICOTERAPIAS: FUNDAMENTOS TEÓRICOS, TÉCNICAS, INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES. ( Aristides Volpato Cordioli)

Páginas: 20 (4917 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
- a psicoterapia ( chamada cura pela fala) tem suas origens na medicina antiga, religião, hipnotismo, mas só no final do séc. XIX é que passou a ser usada no tratamento de doenças ditas nervosas e mentais.
- inicialmente era atividade medica restrita aos psiquiatras.
- no decorrer do sec. XX outros profissionais passaram a exercê-la: médicos clínicos, psicólogos, enfermeiros, etc, escolassurgiram no pós-guerra, e sociedades cientificas se organizaram promovendo seus congressos, cursos de formação, e assim houve uma grande mistura de linguagens e métodos na área, as vezes confundindo as próprias pessoas envolvidas.
- na maioria das vezes conservaram-se os termos relacionados com sua origem médica: paciente, diagnóstico, doença, etiologia, plano de tratamento, prognostico,indicações e contra-indicações, entre outros.
- a partir da dec. De 50 começou-se a questionar a efetividade dos métodos propostos na psicoterapia, o psicólogo inglês Eysenck afirmou que os efeitos da psicoterapia se davam à simples passagem do tempo, e não eram decorrentes das técnicas utilizadas, na mesma época Carl Rogers afirmou que os efeitos da terapia não eram devido ás técnicas mas sim dosfatores intrínsecos à relação humana que se estabelecia em qualquer terapia.
- na década de 60, o Projeto Menninger teve a finalidade de comprovar a efetividade das diferentes modalidades de terapias.
- hoje em dia existe uma boa aceitação para as técnicas de terapia e sua forma de aplicação e suas individualidades de dentro de cada uma delas, porém existem fatores como a pessoa do terapeuta: como éesse profissional, a empatia, o calor humano, o interesse que ele demonstra, a qualidade da relação terapêutica, bem como o próprio paciente, sua capacidade de se vincular ao terapeuta, sua cultura, seu conhecimento, suas crenças, motivação, expectativas, e a maior ou menos flexibilidade para se adaptar a cada método específico.
- novos modelos e técnicas têm sido propostos, muitos comprotocolos (manuais), permitindo a padronização e a reprodução das pesquisas, instrumentos mais acurados foram desenvolvidos, e por outro lado a especificidade e confiabilidade dos diagnósticos psiquiátrico permitiram reunir amostras mais homogêneas de pacientes.
- na atualidade existem mais de 250 modalidades distintas de psicoterapias, descritas de uma ou outra forma em mais de 10 mil livros e emmilhares de artigos científicos, relatando pesquisas que tem a finalidade de compreender a natureza do processo psicoterápico, mecanismos de mudanças e comprovação de eficácia.


PSICOTERAPIA: O QUE É, UM CONCEITO:
- A Psicoterapia é um método de tratamento mediante o qual um profissional treinado, valendo-se de meios psicológicos, especialmente comunicação verbal e a relação terapêutica, realiza,deliberadamente, uma variedade de intervenções com o intuito de influenciar um cliente ou paciente, Auxiliando-o a modificar problemas de natureza emocional, cognitiva e comportamental, uma vez que foi procurado por este motivo.
- o termo paciente está relacionado ao modelo medico e é o mais usado.
- a psicoterapia é um tratamento primeiramente interpessoal, baseado em princípios psicológicosque envolve um profissional treinado e um cliente portador do transtorno mental. O tratamento é planejado pelo terapeuta e adaptado a cada cliente em particular.
- a psicoterapia envolve portanto uma relação face a face, dessa forma exclue-se formas de ajuda como: virtual, por telefone, uso de computador, conversas com amigos, métodos baseados em crenças religiosas, mesmo que provoquem alívio desintomas.
- portanto a psicoterapia é uma modalidade colaborativa entre o paciente e o terapeuta, exercida por alguém sobre uma pessoa, como ocorre em outros tratamentos médicos.

CARACTERISTICAS DA PSICOTERAPIA:
- Método de tratamento realizado por um profissional treinado , objetivando reduzir ou remover um problema ou queixa de um cliente.
- o terapeuta utiliza meios psicológicos para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FES
  • contra indicações ao meio de contraste
  • Principais indicações do cateterismo vesical:
  • Indicaçoes de plantas para os principais problemas de saude
  • Indicações
  • Indicacões
  • Modelo De Plano De Comunicacao Com Indicacoes 1
  • INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!