Capitulo 08

Páginas: 173 (43028 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
CAPÍTULO 8
Fundamentos do comportamento em grupo
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
li U v Ü'W © y [fj- © /a IP LG Ü liti
1. Diferenciar os grupos formais dos informais.
2. Comparar dois modelos de desenvolvimento de grupo.
3. Explicar como as exigências do papel mudam em diferentes situações.
4. Descrever como as normas exercem influência sobre o comportamento individual.5. Explicar o que determina o status.
6. Definir "folga" social e seu efeito sobre o desempenho do grupo.
7. Identificar os benefícios e as desvantagens dos grupos coesos.
Listar os pontos fortes e fracos do processo decisório nos grupos.
Comparar a eficácia das reuniões de grupo de interação, das reuniões de brainstorming, das reuniões nominais e das reuniões eletrônicas.
8.
9.
Pessoasinteligentes, trabalhando em conjunto, às vezes fazem coisas idiotas.1 Essas "coisas idiotas", na verdade, podem ter contribuído para o desastre do ônibus espacial Columbia, em 2003. Pelo menos, é o que as evidências iniciais sugeriram na primeira audiência pública sobre a tragédia.
A Nasa tem uma longa história de abafar assuntos internos, especialmente quando abalam a imagem da instituição ouinterferem nos cronogramas de lançamentos. Por exemplo, a investigação da explosão do Challenger, em 1986, revelou que vários engenheiros estiveram preocupados durante meses com a possibilidade de um problema com
os anéis de borracha de vedação durante lançamentos em baixas temperaturas.2 Mas os processos internos da Nasa impediram que estas pessoas se manifestassem. O inquérito oficial concluiu quea causa direta da explosão do Challenger foi o mau funcionamento da vedação de borracha do tanque externo,

segundos depois do lançamento da nave, em um dia gelado de janeiro.
O inquérito da tragédia do Columbia revelou que os engenheiros na Nasa haviam concluído, logo no início do projeto, que a espuma isolante não oferecia riscos para a nave nem para seus tripulantes, embora a causa maisprovável do desastre tenha sido exatamente o desprendimento de um grande pedaço dessa espuma. Contudo, o inquérito também revelou que alguns engenheiros continuaram a discutir possíveis problemas envolvendo os ladrilhos de cerâmica especial e a espuma isolante abaixo deles. Mesmo assim, como os engenheiros diretamente responsáveis pelas decisões estavam satisfeitos e acreditavam que nada daquilooferecia perigo, as discussões não foram levadas adiante, apesar de haver sugestões de que o material poderia causar danos catastróficos. Em outras palavras, havia engenheiros envolvidos na missão Columbia que desconfiavam da possibilidade de problemas com as espumas isolantes, mas que preferiram ficar calados.
Por que estes engenheiros ficaram calados e não levaram suas preocupações até seussuperiores?
A resposta mais provável é que, dentro da Nasa, a pressão do grupo para o acordo é tão forte que qualquer divergência é abafada. Neste capítulo, vamos discutir as pressões que os grupos exercem sobre os indivíduos, ao examinarmos as normas e o pensamento grupai.
este capítulo e no próximo, vamos falar sobre os conceitos básicos de grupos, oferecer fundamentos sobre como os grupos funcionam emostrar como criar equipes eficazes. Vamos começar definindo grupos e explicando por que as pessoas se juntam a eles.
Definindo e classificando grupos
Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo. Os grupos podem ser formais ou informais. Entendemos por grupos formais aqueles que são definidos pelaestrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Os seis membros da tripulação de um vôo comercial são um exemplo de grupo formal. Ao contrário, os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitulo 08
  • Capitulos 08
  • HTML Capitulo 08
  • Capitulo 08 o desenvolvimento organizacional
  • Resumo do livro história da psicologia moderna capitulo 08
  • Resumo dos 08 Primeiros Capítulos do Livro DOS DELITOS E DAS PENAS, de Cesare Besaria
  • 08
  • 08

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!