Capitanias Hereditárias

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 
Capitanias Hereditárias:

As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado por D. João III atual Rei de Portugal no ano 1534. Explica-se como um sistema queconsistia em dividir o território brasileiro em grandes extensões e entregar a administração para pessoas nobres que tinham relação com a Coroa. O principal objetivo era de colonizar o Brasil, evitando assiminvasões estrangeiras, passando o governo de tais de pai para filho, consequentemente sendo denominadas capitanias hereditárias por conta da forma que eram transmitidas.
 
As pessoas que recebiam aconcessão de uma capitania eram conhecidas como donatários. Depois que recebiam esta concessão tinha como intuito colonizar aquela região e até mesmo explorar os recursos naturais.
O Brasil foidividido em 15 lotes que abrangiam de 30 a 100 léguas de costa, aprofundando-se para o interior até alcançar o meridiano de Tordesilhas. Foram criadas 14 capitanias (a de São Vicente compreendia 2 lotes)distribuídas a 12 donatários (Martim Afonso recebeu 2 lotes, e seu irmão, Pero Lopes recebeu 3). A partir daí, os donatários ficavam com a responsabilidade do cultivo, colonização e defesa das terrasrecebidas. Posteriormente, foram criadas mais duas capitanias: a de Trindade, em 1539, e a de Itaparica, em 1556.



Entretanto, o sistema de capitanias fracassou. Além da grande distância dametrópole, da hostilidade dos indígenas, da grande extensão  e do desinteresse dos donatários, faltaram recursos econômicos para a viabilização das capitanias e um órgão centralizador que coordenasse aempresa colonizadora.
Das 14 capitanias criadas, apenas duas conheceram relativo êxito: a de Pernambuco e a de São Vicente, cujos donatários eram, respectivamente, Duarte Coelho Pereira e Martim Afonsode Sousa. Hábeis administradores, ambos souberam captar a amizade dos indígenas e desenvolveram com sucesso a lavoura canavieira, instalando engenhos, que, na sua maioria, tinham a participação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitanias Hereditárias
  • Capitanias hereditárias
  • Capitanias Hereditárias
  • Capitanias hereditarias
  • Capitanias hereditarias
  • capitanias hereditárias
  • Capitania hereditária
  • Capitanias Hereditarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!