CAPITALIZAÇÃO

Páginas: 3 (595 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Estrutura
Os valores aportados pelo capitalizador são geralmente divididos entre a parte a ser capitalizada, a parte de sorteio e a parte referente a administração. Ao fim do plano, ou após operíodo de carência, o capitalizador só terá direito a resgatar a parte capitalizada. A parte de sorteio é destinada ao pagamento dos prêmios de sorteio e a taxa de administração é destinada a remunerar aempresa que administra o título.
Em razão disso, a capitalização é visto por alguns como uma operação desvantajoso ao cliente, pois geralmente o valor do saque ao final do plano é pouco ou nada maiorque a soma de todos os pagamentos feitos ao longo do tempo. Em função disso os títulos de capitalização não devem ser considerados como uma aplicação financeira ou uma poupança, pois não se enquadramnem como de renda fixa, já que tendem a render quase nada, nem como de risco.
Utilizações
Além de ser uma forma de poupança forçada que visa criar disciplina financeira e uma reserva econômica aocapitalizador, os títulos de capitalização possuem outras utilizações.
Essa modalidade securitária foi típica do primeiro sistema de previdência aplicada no Brasil, que não garantia o retorno atuarialdo valor depositado compulsoriamente (chamadas de quotas previdenciárias) pelos segurados. É conhecido como regime de capitalização previdenciária.
Visando atrair um maior número de pessoas para esseproduto, empresas de capitalização têm buscado inovar com a criação de títulos que garantem a quitação de empréstimos ou que sirvam como garantia de aluguel.
Prejuízos para o consumidor
Título deCapitalização é um produto altamente desvantajoso para o cliente e altamente lucrativo para a instituição financeira. Porém as chances de ser sorteado nestes produtos são muito maiores que na loteriafederal2 .
Ao contrário da poupança, deve-se pagar uma taxa de administração. Além disso, a desvantagem para os clientes é agravada pelo prazo de carência. Como, em média, o cliente não pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • capitalizaçao
  • CAPITALIZAÇÃO
  • Capitalização
  • Capitalização
  • Capitalização
  • Capitalização
  • CAPITALIZACÃO
  • Capitalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!