Capitalismo

Páginas: 2 (406 palavras) Publicado: 11 de abril de 2015
Inicialmente as utopias construídas a partir da idéia de abolição da servidão preconizavam uma sociedade organizada sob a égide do interesse coletivo, de cunho socialista. No entanto, as revoltaspopulares inspiradas nessa idéia foram derrotadas (das guerras camponesas européias à LIQUIDAÇÃO    dos Levellers na Inglaterra) e acabou se implantando um processo diametralmente oposto: a eliminaçãodas terras comunais através dos cercamentos e sua transformação em propriedade com o consequenteassalariamento dos trabalhadores, que veio a ser a nova relação de produção predominante.
A generalizaçãoda forma-mercadoria é a tendência fundamental e força MOTOR    do capitalismo, procurando produzir sempre mais valores de uso  enquanto valores de troca na forma de mercadorias mediante trabalhoassalariado. Os estágios de desenvolvimento se definem precisamente de acordo com as condições em que tal tendência pode se concretizar. Nos primórdios do capitalismo, em seu estágio extensivo, a expansãoda produção de mercadorias se dá primordialmente pelaextensão do assalariamento às RELAÇÕES    pré-capitalistas: servos, produção para subsistência, produtores independentes, acrescida do efeito doaumento da PRODUTIVIDADE   . 
A regulação do capitalismo se dá por uma relação dialética do mercado, que através dos preços regula a quantidade e as técnicas de produção de mercadorias e a intervençãonecessária ainda que antagônica do Estado que assegura ascondições institucionais e a infraestrutura para o funcionamento da produçào de mercadorias e em últimaANÁLISE   , da reprodução da sociedadecapitalista.
A CONSTRUÇÃO    da ideologia liberal
 
Além da coerção e a violência, a sociedade capitalista lança mão de uma ideologia destinada a conseguir a dominação consentida da burguesia sobre asclasses subalternas. As sociedades anteriores inscreviam as RELAÇÕES    deCLASSE    em sua constituição; a sociedade burguesa as escamoteia atrás das idéias do 'bem comum' (Commonwealth), interesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O capitalismo
  • Capitalismo
  • Capitalismo
  • Capitalismo
  • capitalismo
  • O que é capitalismo
  • capitalismo
  • Capitalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!