capitalismo

Páginas: 3 (503 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
São duas as principais correntes de interpretação do capitalismo, divergindo substancialmente quanto a suas origens e conseqüências para a sociedade. A primeira foi elaborada por Marx, para quem ocapitalismo é fundamentalmente causado por condições históricas e econômicas.A divisão social do trabalho é outra condição prévia característica de uma sociedade capitalista. Como nessa sociedade oindivíduo não tem todas as profissões necessárias para satisfazer as suas múltiplas necessidades (de alimentação, de vestuário, de habitação, de meios de produção etc), uma vez que ele possui apenas umaprofissão, só consegue subsistir se puder simultaneamente adquirir os produtos do trabalho de outrem. Como nessa sociedade cada pessoa tem uma profissão particular, todos dependem uns dos outros, eisto decorre da divisão do trabalho no seio da produção mercantil.

Os produtos dos diferentes trabalhos privados têm de ser, na sociedade capitalista, trocados. A troca é condição necessária para asubsistência de todos na sociedade, e esse produto a ser trocado, resultado do trabalho, denomina-se mercadoria. Assim, um produto do trabalho só se torna mercadoria num quadro de condições sociais emque imperem a propriedade privada, a divisão social do trabalho e a troca, não podendo ser considerado como tal caso não se verifique essas três condições.
capitalismo consiste em um sistemapolítico-econômico que teve início principalmente no decorrer da Revolução Industrial no final do século XVIII início do século XIX, nos países Europeus como Inglaterra, França e Alemanha. O capitalismo e suasevoluções foram paralelamente aliados ao desenvolvimento industrial e tecnológico, no qual o homem perdeu o posto de trabalho para a instauração de uma maior margem de lucros, pois essa é averdadeira essência do capitalismo.
Sociedade divida em classes: uma das características mais marcantes do sistema capitalista é a distinção entre duas classes sociais, no qual uma é composta por uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O capitalismo
  • Capitalismo
  • Capitalismo
  • Capitalismo
  • capitalismo
  • O que é capitalismo
  • Capitalismo
  • Capitalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!