Capitalismo e globalização

Páginas: 17 (4122 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Capitalismo Comercial

O Capitalismo Comercial ocorreu entre o final do séc. XV e início do séc. XVIII e foi marcado pela Expansão Marítima, quando os Estados Nacionais foram em buscas de novas rotas de comércio, já que a Itália dominava o comércio no Mar Mediterrâneo. Foi com a intenção de quebrar a hegemonia italiana que as potências da época (Portugal, Espanha, Inglaterra, França e PaísesBaixos) encontraram novos caminhos para o comércio, descobrindo inclusive novos territórios.
Nesse período o comércio era a principal fonte de riqueza. Isto é, lucrava-se muito mais em comprar produtos de alguns países e vender para outros com lucro, do que fabricar algo e vender aquele produto.
Foi à época das Grandes Navegações, do escravismo e etc. Os países viviam a lógica Mercantilista, ondeo Estado controlava toda a economia a fim de fortalecer os Estados nacionais e aumentar a prosperidade nacional. A riqueza era medida através de metais preciosos, esse era um princípio Mercantilista chamado de Metalismo.

Capitalismo Industrial

Começou no início do séc. XVIII e foi até o final do séc. XIX marcados pelas Revoluções Industriais.
As máquinas movidas à queima do carvão foi oponto destacado da Primeira Revolução Industrial, que fez a produção aumentar, gerando mais lucros para os países. Iniciou-se na Inglaterra e aos poucos foi se espalhando.
Agora era possível se obter lucros através da produção. E essa obtenção se dava pela mais-valia, uma forma de ganhar dinheiro que se constituía em fazer o empregado trabalhar o tempo relativo ao seu salário e ainda um tempo extra,era com os produtos feitos nesse tempo que o empregador ganhava mais, pois todo o lucro iria para ele, sem pagar ao trabalhador. Este ganhava apenas o necessário para a sobrevivência.
Foi o tempo da exploração do trabalhador, em que eles tinham uma carga horária absurda e mal ganhavam o necessário.
O mercado agora era guiado pelo Liberalismo. Elaborado por Adam Smith, defendia a mínimaintervenção do Estado na Economia (este deveria investir apenas onde a burguesia não queria nem achava lucrativo - não existe participação nula do Estado), e era guiado pela "mão invisível", a tendência que a economia tinha de se guiar sozinha. Adam Smith também acreditava que o indivíduo procurando o seu melhor, levaria ao bem de todos, ou seja, se cada um fosse individualista, somando as partes, asociedade em geral ganharia.

Capitalismo Financeiro

A partir do final do séc. XIX até meados do séc. XX. Segunda Revolução Industrial, época em que se formaram as maiores empresas que duram até os dias de hoje. A ciência estava agora a serviço da produção, diferente da Primeira Revolução Industrial em que os avanços tecnológicos vieram de pesquisas autônomas e espontâneas. A eletricidadebeneficiou a produção e a sociedade. Os motores a combustão interna e consequente utilização do Petróleo aumentaram a produção e abriram novas possibilidades para os setores automobilístico e aeronáutico.
Com o aumento contínuo da produção, as empresas foram crescendo, por vezes se juntando e dominando o comércio mundial. Começou a se tornar cada vez mais difícil a distinção do capital industrial docapital financeiro, que ganhou destaque, já que os bancos tinham o importante papel de dar suporte financeiro às empresas.

Foi com esse crescimento da produção que também levou à Europa buscar novos mercados consumidores, fornecedores de matérias primas e áreas para investimentos lucrativos. Encontraram como solução o Imperialismo, a colonização do continente africano e asiático. Tal medida reforçoua Divisão Internacional do Trabalho, de modo que as colônias ofereciam matérias primas baratas para os países que estavam se desenvolvendo. Havia um controle político e militar sobre esses continentes.
Já na América, os Estados Unidos controlavam o continente de outra forma: apoiando golpes de Estado e ditaduras que fossem favoráveis a eles.

Com a crise de 29 o mundo viu que precisava de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitalismo e a Globalização
  • A globalização e o Capitalismo
  • Capitalismo e Globalização
  • Capitalismo e Globalização
  • Globalização / Capitalismo
  • CAPITALISMO, GLOBALIZAÇÃO E QUESTÕES AMBIENTAIS
  • Capitalismo, globalização e juventude
  • As influências do capitalismo e da globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!