Capitalismo e escravid o Eric Will Cap

3468 palavras 14 páginas
WILLIAMS, E. Capitalismo e escravidão.
A INDÚSTRIA BRITÂNICA EO COMÉRCIO TRIANGULAR (Cap. V)
A Grã-Bretanha acumulava grande riqueza em decorrência do comércio triangular. O aumento dos bens de consumo provocado por tal atividade inevitavelmente acarretava o desenvolvimento da capacidade produtiva do país. Essa expansão industrial requeria financiamento. Quem nos primeiros três quartéis do século XVIII estava mais capacitado a fornecer o dinheiro imediato do que um plantador de cana-de-açúcar das índias Ocidentais ou um traficante de escravos de Liverpool? Já assinalamos a presteza com que os plantadores absenteístas adquiriam terras na Inglaterra, onde podiam usar sua riqueza para financiar os grandes desenvolvimentos relacionados com a Revolução Agrícola. Devemos agora traçar o investimento dos lucros decorrentes do comércio triangular na indústria britânica, à qual forneceram parte do vultoso crédito para a construção das imensas fábricas para atender às necessidades do novo processo produtivo e dos novos mercados.
A. O investimento dos lucros decorrentes do comércio triangular
l. BANCOS
Muitos dos bancos do século XVIII estabelecidos em Liverpool e Manchester, a metrópole do tráfico de escravos e a capital do algodão respectivamente, estavam direta-mente ligados ao comércio triangular. Aqui grandes somas eram necessárias para as fábricas de algodão e para os canais que melhoravam os meios de comunicação entre as duas cidades.
Típica do banqueiro do século XVIII é a transição de traficante para mercador e depois o progresso de mercador para banqueiro. O termo "mercador", na acepção do século XVIII, não infreqúentemente abrangia os graus de comandante de navio negreiro, comandante de navio cor-sário, dono de navio corsário, antes do indivíduo se instalar em terra no respeitável ramo do comércio. As várias ati-vidades de um comerciante de Liverpool compreendiam: cervejeiro, mercador de bebidas, merceeiro, negociante de bebidas, corretor de letras de

Relacionados