Capitalismo e civilização nas cidades do ceará - práticas letradas

Páginas: 22 (5482 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
“Laborar este solo com as intelligencias que o rodeiam”. Capitalismo, Civilização e Tradução Cultural nas Práticas Letradas e Urbanidades do Ceará (1860 - 1930).



GLEUDSON PASSOS CARDOSO(

RESUMO

Este texto apresenta parte integrante de um estudo maior, em desenvolvimento no projeto CAPITALISMO, CIVILIZAÇÃO E TRADUÇÃO CULTURAL NAS CIDADES DO CEARÁ (1860 - 1930), com amparo do ConselhoNacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contemplado no Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES – Ação Transversal nº 06/2011 – Casadinho/PROCAD. A pesquisa integra o eixo temático “Práticas Letradas” do GPESQ CNPq/ UECE “PRÁTICAS URBANAS” (GPUR). O respectivo tema analisa a relação entre a expansão capitalista e o papel dos grupos sociais (estrangeiros e grupos sociais locais) naconstrução das culturas urbanas do Ceará, nas cidades de Fortaleza, Aracati, Quixadá, Sobral e Crato. A problemática que aqui se apresenta está vinculada à compreensão das PRÁTICAS LETRADAS E URBANIDADES vivenciadas e experimentadas neste recorte, a fim de entender como as atividades letradas (literatura, imprensa, leituras, associações intelectuais e círculos de leitores) promoveram as referênciascivilizadoras nas cidades cearenses, sob a perspectiva dos conceitos fundamentais evidenciados: Capitalismo, Civilização e Tradução Cultural. Ressalta-se que estas práticas não se configuraram em reproduções constatadas nas experiências urbanas de matriz européia, mas, foram caracterizadas por singularidades estéticas e sócio-urbanas nos cotidianos dos espaços em que foram produzidas.

PALAVRAS-CHAVES:Práticas Letradas – Cidades – Tradução Cultural

A preocupação que se apresenta é entender a inserção das narrativas de escritores cearenses junto às intervenções do “processo civilizador capitalista” nas cidades do Ceará, a destacar a capital Fortaleza e os municípios de Aracati, Sobral, Quixadá e Crato, entre 1860 e 1930. Esse recorte inicia-se quando ocorrem transformações nos espaçosurbanos cearenses, em virtude do avanço das relações capitalistas de produção em sua fase expansionista e industrial, em que foram realizados investimentos estrangeiros em obras de infra-estrutura, a princípio, na capital Fortaleza, como a implantação de bondes, pavimentação de ruas, melhorias no porto, rede ferroviária etc. Ao longo do tempo, nas demais cidades citadas, também se verificouinvestimentos similares e\ ou de obras para minimizar os efeitos negativos das estiagens (construção de açudes, barragens, poços profundos etc), sobretudo, nas décadas iniciais do século XX, em virtude do ciclo da carnaúba e com a influência norte-americana no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Por fim, o ano de 1930, como recorte temporal final, se justifica porque tanto em Fortaleza quanto nascidades do interior aqui evidenciadas foram instaladas fábricas de beneficiamento de matérias-primas (óleo de oiticica, mamona, tecelagem, saboarias, curtumes etc) o que neste marco já configurava uma economia voltada para as relações capitalistas de natureza expansionista, nos moldes daquele momento.

Neste recorte histórico foi constatado que a produção intelectual desenvolvida pelosagentes letrados esteve em sintonia com as demandas “civilizadoras” anunciadas nas atividades de imprensa, literatura e sociabilidades letradas à época. Ressalta-se que os homens de letras do período perceberam a existência de práticas diferenciadas dos imperativos “civilizadores”. Logo, eles entenderam que na vida social houve experiências que não se configuraram em reproduções constatadas nasrealidades urbanas de matriz européia e estadunidense, mas, foram caracterizadas por singularidades estéticas e cotidianas nas cidades cearenses. Entre os poetas, prosadores, romancistas e cronistas vislumbraram-se matizes variados sobre as transformações ocorridas naqueles espaços urbanos. Assim, percebe-se que estes agentes letrados, ao seu modo e sob diferentes olhares, assumiram as funções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Civilização material, economia e capitalismo
  • capitalismo civilizaçao e poder
  • Surto de leptospirose na cidade de Pacoti, Ceará
  • “CIVILIZAÇÃO” E A CIDADE E AS SERRAS: DO CONTO AO ROMANCE
  • A PRIMEIRA CIDADE DO MUNDO E A PRIMEIRA CIVILIZAÇÃO
  • Prática Cultural: Cidade Proibida
  • Cidades e Práticas Urbanas
  • Fichamento do Declino do capitalismo e o crescimento das cidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!