"Capitalismo: Uma História de Amor" - Resenha

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
“Capitalismo: Uma História de Amor”

O filme-documentário “Capitalismo: Uma História de Amor” do cineasta Michael Moore, lançado em 2009, foi assistido durante as últimas aulas de Filosofia.
Odocumentário é uma crítica pura aos modos de governo e da situação econômica americana. Moore mostra o capitalismo como uma falsa ideia de inclusão e de liberdade, reforçando ainda mais o modo devida americano.
As corporações norte-americanas são um dos principais alvos no documentário. O cineasta revela ao público que muitas delas saem lucrando mais quando o funcionário morre do que quandoele está vivo e trabalhando, ou seja, invés da família receber a indenização pela morte, quem recebe é a empresa. Essas corporações, líderes de mercado, são quem, na verdade, controlam o estado. Ogoverno de Reagan foi um dos que mais mostrou isso.
Ronald Reagan foi o 40º presidente americano, ele também foi ator e fazia muitas propagandas. Era ótimo presidente para os executivos, e péssimo paraa população. Essa foi à entrada dos investidores capitalistas no estado, também chamado de neoliberalismo.
No regime neoliberal, quem tem mais capital que comanda. O estado não interfere nomercado, louvando-o como se fosse Deus. Essa estrutura permanece ainda hoje, sendo o Wall Street que está no comando do estado por trás, criando assim, um teatro político.
Um dos principais aspectos quepercebemos durante o documentário é que Moore destaca os problemas dos EUA, e o compara com o Império Romano, considerado o mais forte governo de todos os tempos, mas mesmo uma grande potência naépoca, o Império Romano fracassou por conta de seus problemas internos.
Através do capitalismo, é criado um mecanismo de alienação e medo na população onde a recessão e a queda da bolsa de valores sãocomo terrorismo, abrindo a possibilidade de milhares de famílias perderem suas casas e seu capital. Mas justamente na época de recessão americana, grandes financiadores e executivos ficaram ricos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme Capitalismo Uma História De Amor
  • Resenha critica capitalismo uma história de amor
  • Resenha do filme capitalismo uma história de amor
  • Resenha documentário capitalismo: uma história de amor
  • Resenha critica do filme o capitalismo uma historia de amor
  • Resenha sobre o filme capitalismo uma historia de amor
  • Resenha critica do filme capitalismo uma história de amor
  • Resenha sobre o filme: “Capitalismo: uma história de amor”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!