Capitalismo, socialismo e instrialização

568 palavras 3 páginas
1- O que é capitalismo? * Ideologia político-econômica baseada na propriedade privada, divisão de classes e lucro. 2- Quais as três principais características do capitalismo? * Bens de produção: Bens que são utilizados na produção de produtos e serviços para a obtenção de lucro. * Força de trabalho: Habilidade ou capacidade técnica que o homem possui e vende para a obtenção de lucro. * Mais-valia: Diferença entre o que o homem produz com sua força de trabalho e o que ele realmente recebe de lucro por ela.

3- Como podemos ver a desigualdade no capitalismo? * As divergências entre os interesses dos trabalhadores que reclamam por aumento de salários e os donos dos meios de produção procuram manter esses salários baixos para obter maior lucro; a exploração do trabalho assalariado faz aumentar as desigualdades sociais, fazendo com que uma grande parte da população viva em situação de miséria, enquanto poucos acumulam verdadeiras fortunas.

4- O que é oferta/procura? * 5- O que é socialismo? * O Socialismo é um sistema político onde todos os meios de produção pertencem à coletividade, onde não existe o direito à propriedade privada destes meios de produção e, as desigualdades sociais seriam pequenas.

6- Quais as três principais características do socialismo? * Socialização dos meios de produção, sociedade sem divisão de classes e economia planificada e controlada pelo Estado.

7- Como podemos ver a desigualdade no socialismo? * As decisões políticas eram tomadas exclusivamente pela classe dirigente, que comandava o país e impedia a participação popular e a liberdade de pensamento e expressão.

8- O que foi a guerra fria? * Guerra fria foi o período histórico entre o final da Segunda Guerra Mundial e o início da década de 1990. Marcado pela tensão e rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética. Entretanto esses países não se enfrentaram diretamente em um combate, daí o nome, GUERRA

Relacionados