Capitalismo serviço social ( fundamentos historicos metodolicos srviço social

Páginas: 13 (3065 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
Sistema de Ensino Presencial Conectado
nome do cursO

Walgna Andrielly Siqueira Ribeiro

Capitalismo e serviço social

Assis
2010

Walgna Andrielly Siqueira Ribeiro

Capitalismo e serviço sicial

Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Fundamentos Históricos, Teóricos E Metodológicos do Serviço Social I
Prof. Rosane BelieiroMalvezzi

ASSIS
2010

SUMÁRIO
Introdução.................................................................................................................6
Desenvolvimento......................................................................................................6
Capitalismo e Serviço Social 6
Conclusão 14Bibliografia .....15

INTRODUÇÃO
Neste trabalho, vamos abordar temas como, o capitalismo e as condições de trabalhos que aquelas pessoas, eram obrigadas a se submeter para sobreviver.
Falaremos também, da revolução industrial e quais foram seus efeitos e prejuízos com a chegada das fabricas nas cidades, e quais população foi atraída.
Portanto será citado também o que é o Serviço Social, e o seusurgimento, e a influencia da igreja Católica. Já que a mesma se aliou com Estado, para resolver o problema da questão social, diagnosticando o problema e ajudando ao individuo voltar para sociedade e ser considerado normal. Falaremos do serviço social no Brasil e o vinculo com a igreja católica já que a mesma foi responsável pela formação dos primeiros assistentes sociais brasileiras, majoritárias,femininas e integrantes do movimento católico.

Capitalismo e Serviço Social

Desvendar a trajetória histórica do capitalismo á luz desta concepção, para localizar o momento e as condições e o surgimento do capitalismo industrial, cuja esteira gestou o Serviço Social, implica incursionar pelo tempo e penetrar na estrutura da sociedade, de forma de identificar o estagio da forçaprodutiva e a organização social correspondente, especialmente no sistema de classes. A história do capitalismo e a historia das classes sociais; esta constitui o elemento fundamental tanto para compreender o capitalismo em si mesmo, como consideras o quanto a marcha histórica da humanidade, profundamente relacionada com conflitos, antagonismo e lutas, esta ultima em especial, verdadeiras forças motrizesdaquela marcha. A importância desta lei a marcha da historia, sistematizada por MARX, e tão crucial que Engels considerou que ela tem para história a mesma importância que a lei da transformação de energia tem para ciência natural.
Assim, para atingir o objetivo buscando- compreensão do capitalismo como categoria histórica e suas conexões com o Serviço Social-, torna-se indispensável recuar notempo e inquirir a historia, com ela dialogar.
Nesse contexto, em que o modo de produção e as relações sociais dele decorrentes tornam-se os indicativos do itinerário de busca, temos de considerar como o inicio do período capitalista aquele em que se expressam de forma estável a característica que marcam esse sistema. Dentre estas, é fundamental localizar aquele que representa o elemento definidordo capitalismo, e seu traço distintivo essencial; A posse privada dos meios de produção por uma classe de exploração da força de trabalho daqueles que não os detêm, esta separação entre meios de produção e produtor e a conseqüente subordinação direta deste ao dono do capital permitem que se instaure o ciclo de vida do capital,o seu processo de acumulação primitiva.
A produção e uma atividadesocial. Para produzir e reproduzir os meios de vida e de produção, os homens estabelecem determinados vínculos de relações mutuas, dentro e por intermediário dos quais exercem a uma ação transformadora da natureza, realizam a produção.
Assim, a produção social não trata de produção de objetivas matérias, mas de relação social entre pessoas, entre classes sociais que personificam determinada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saúde e Serviço Social no Capitalismo: fundamentos sócio-históricos
  • Fundamentos historicos do serviço social
  • Fundamentos historicos do serviço social
  • Fundamento historicos serviço social
  • Fundamentos histórico serviço social
  • Fundamentos historicos do serviço social
  • Fundamentos históricos do serviço social
  • Fundamentos Históricos do Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!