Capitalismo Monopolista e serviço Social

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
Capitalismo Monopolista e serviço Social

Introdução
De início nos deparamos com as diferenças de políticas socais e os reflexos na sociedade moderna.
A averiguação do conjunto era saber se as políticas eram uma licença do Estado para atender a classe trabalhadora, sendo nosso objetivo conhecer o que levava a existência de diferentes compreensões de políticas sociais.
Nesta aprendizagemressalta a questão social como mudanças na sociedade, buscamos compreender a relação entre a questão social, o Estado e as políticas sociais, onde o Estado por sua vez no sistema capitalista, com seu papel regulador de conflitos sociais.
A importância essencial em abordar este tema está no fato dele propiciar a compreensão das políticas sociais em seu contexto histórico e os reflexos na sociedademoderna Para entender a organização e as transformações das políticas sociais foi necessário abordar seu processo histórico, bem como, mudanças de âmbito social, econômico e político da sociedade moderna .No desenvolvimento do capitalismo monopolista tem-se o autofinanciamento dos grupos monopolistas, atingindo diretamente a classe trabalhadora, que explorada pela burguesia, que detém os meios deprodução.
Nas considerações finais, concluímos que a formulação das política sociais pelo Estado, para o enfrentamento das expressões da questão social, apresenta-se de forma fragmentada e focalizada em segmentos da população em situação de vulnerabilidade, fazendo com que essas políticas sejam de caráter compensatório, o que favorece a despolitização da questão social. 13Desenvolvimento

O Capitalismo dos Monopólios é a fase que sucede a fase do capitalismo. Sendo assim a centralização e a concentração ainda maior do capital, aumentando a exploração , alienação, a desigualdade e a exclusão social.Com essas exclusões e desigualdades, por meio do capital e do trabalho, começa a aparecer as muitas expressões da questão social, orientando com condutas assistencialistas efilantrópicas como o alicerce da doutrina social da igreja católica. Aumentando a exploração, alienação, o “exército industrial de reserva”, a desigualdade e exclusão social. Esta época é a de todas as contradições inerentes ao sistema: contradições entre a relação Capital e o Trabalho, agravando e agudizando assim as expressões da “questão social”.
O Estado tem como função na era imperialista, serapenas um “comitê executivo” da
burguesia, atendendo e favorecendo sempre a esta. Nas suas contradições e dinâmicas a
classe dominante captura o Estado, esse passa a ser seu (da burguesia) e busca através do
jogo democrático, a falsa democracia para se legitimar politicamente e ideologicamente. Em
suma podemos dizer que nesta sociedade, o Estado opera para dar condições necessárias àacumulação e à valorização do capital monopolista.
As reflexões do Capitalismo Monopolista nas relações sociais são pífias, levando a sociedade e o mundo à barbárie, a crise econômica, exploração de países periféricos, guerra do Vietnam, holocausto, nazismo, fascismo etc. O Estado tem como função na era Imperialista, ser apenas um “comitê executivo” da burguesia, atendendo e favorecendo sempre a esta.Nas suas contradições e dinâmicas a classe dominante captura o Estado, esse passa a ser seu (da burguesia) e busca através do jogo democrático, a falsa democracia para se legitimar politicamente e ideologicamente. Em suma podemos dizer que nesta sociedade, o Estado opera para dar condições necessárias à acumulação e à valorização do capital monopolista. Conforme a ordem monopólica vai invadindo ouniverso dos indivíduos e da sociedade como um todo, surgem propostas para redefinições de características pessoais e como estratégias e terapias de ajustamento, partindo desse processo, o Serviço Social vai emergindo, e para atender as demandas daquela conjuntura, tinha uma atividade bastante funcionalista de “ajustar” o indivíduo ao meio.
O Serviço Social como profissão, está atrelado ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitalismo monopolista e servico social
  • capitalismo monopolista e serviço social
  • CAPITALISMO MONOPOLISTA E SERVIÇO SOCIAL
  • Serviço Social e Capitalismo Monopolista
  • Capitalismo monopolista e serviço social
  • Título: capitalismo monopolista e serviço social.
  • Capitalismo monopolista e serviço social no brasil
  • Questão Social, Serviço Social e Capitalismo Monopolista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!