capitaliesmo monopolismo

272 palavras 2 páginas
As Condições histórico- sociais da emergência do Serviço social
Está solidamente estabelecido na bibliografia que de alguma forma estuda o surgimento do Serviço Social como profissão , vale dizer, como prática institucionalizada socialmente legitímada e legalmente sancionada, a sua vinculação com a chamada '' questão social '' […]. (Pág 17)
1.1 Estado e questão social no capitalismo dosmonopólios
Na tradição teórica que vem de Marx, está consensualmente aceite que o capitalismo, no último quartel do século XIX, experimenta profundas modificações no seu ordenamento e na sua dinâmicaeconômicos, com incidências necessárias na estruturas social e na instancias políticas das sociedades nacionais que envolvia. Trata – se do período histórico em que ao capitalismo concorrencial sucedeo capitalismo dos monopólios, articulando o fenômeno global que, especialmente a partir dos estudos lenineanos, torna- se conhecido como o estágio imperialista . E é também consensual que '' operíodo do imperialismo ' clássico' [ situa – se ] entre 1890 e 1940 '' ( Mandel, 1976, 3 : 325) […]. (Pág 19)
As profundas modificações sofridas então pelo capitalismo que enquanto tendências foram objetoda prospecção teórica marxiana, Marx sobre o seu caráter essencial e o da ordem burguesa: o capitalismo monopolista recoloca, em patamar mais alto, o sistema totalizante de contradições que refere áordem burguesa os seus traços basilares de exploração alienação e transitoriedade hitórica, todos eles desvelados pela crítica marxiana, Repondo estes caracteres em nível econômico – social ehistórico- político distinto, porém, a idade do monopólio altera significativamente a dinâmica inteira da sociedade burguesa: ao mesmo tempo em que potencia as contradições fundamentais do capitalismo jáexplicitadas no estagio concorrencial e as combina com novas contradições processos que jogam no sentido de contrarrestar a ponderação dos vetores negativos e críticos que detona. […]. ( Pág 19

Relacionados