Capital Intelectual

Páginas: 34 (8357 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2013


Instituto de Contabilidade e administração do porto
Recursos Humanos no Turismo







“Capital Intelectual”
Docente: Margarida matos

Dezembro de 2012






















Trabalho realizado por:


Índice
Índice 2
Introdução 3
Conceito de Capital Intelectual 4
Quanto vale o capital Intelectual 8
Capital Humano e a gestão do Conhecimento 9
Tiposde Conhecimento 9
Criação e Transmissão de Conhecimento 11
O processo da gestão do saber e do Conhecimento 12
Tecnologia Vs Capital Humano 15
Múltiplas Inteligências 16
Conclusão 22
Reflexão Crítica 24
Do tema abordado 24
Do trabalho desenvolvido 24
Questionário 26
Grelha de Correção do questionário 29
Referências Bibliográficas 30
Anexos 31





Introdução
Este trabalho érealizado no âmbito da disciplina Recursos Humanos no Turismo, ministrada pela docente Margarida Matos, com o intuito de desenvolver um dos subtemas do plano curricular da disciplina, nomeadamente, o Capital Intelectual.
No contexto do novo paradigma da gestão do conhecimento, o capital intelectual, parece assumir, de forma crescente, a função de principal ativo de uma empresa, pois é ele,efetivamente, que permite que a informação se transforme em conhecimento. Considerando este contexto atual, em que os mercados se tornam mais competitivos e forçam as empresas a entrar numa dinâmica de inovação permanente, a gestão estratégica do capital intelectual parece constituir o ativo mais valioso, residindo nele, normalmente, as fontes de vantagem competitiva.
Na realização deste trabalho ireiapresentar a noção de capital intelectual, que se divide em capital humano, capital estrutural e capital relacional, a necessidade de “quantificar” contabilisticamente o seu valor, os diferentes tipos de conhecimento, bem como os processos, ferramentas e estratégias de gestão e criação de conhecimento, e a complementaridade que existe entre as tecnologias de informação e comunicação e o capitalhumano. Para melhor perceber as mais-valias do capital humano, também, irei abordar a teoria das múltiplas inteligências, para compreender a importância da individualidade e especificidades de cada colaborador de uma empresa.
Na parte final será efetuada uma reflexão crítica de todo o processo de elaboração do trabalho, bem como será apresentado um pequeno questionário sobre os temas abordados.Conceito de Capital Intelectual
Na atual conjuntura da economia mundial, com o advento de novas tecnologias desenvolvidas principalmente nas áreas de comunicação e informática, os setores produtivos e administrativos das empresas foram submetidos a acentuadas adaptações nas estruturas organizacionais, na forma de lidar com os clientes para que pudessem acompanhar a agilidade dos processos, dasnecessidades e solicitações do mercado. A diferenciação entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo da era industrial, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido, as habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas que as integram, o grau de satisfação dos clientes, a quantidade de informação gerada e disseminada.
Oconhecimento é mais valioso e poderoso do que os recursos naturais, grandes indústrias ou contas bancárias recheadas. As empresas de sucesso são as que detêm as melhores informações e que saibam controlá-las de forma mais eficaz. O capital intelectual é intangível e é mais valioso que os ativos físicos ou financeiros, ele significa a soma do conhecimento de todos dentro de uma organização, o quelhe proporciona vantagem competitiva. O treino, a intuição, o know-how, a rede informática, a cooperação, a aprendizagem compartilhada entre empresas, funcionários e clientes é a receita que leva à eficácia.
O conceito de capital intelectual tem sido um assunto intensamente estudado e debatido atualmente. Contudo, o uso do conceito Capital Intelectual é relativamente recente, considerando que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é capital intelectual?
  • Capital Intelectual
  • Capital Intelectual
  • Capital intelectual
  • capital intelectual
  • Capital intelectual
  • Capital intelectual
  • Capital intelectual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!