Capital fetiche

Páginas: 3 (635 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Resumo:

O texto Capital fetiche, questão social e Serviço Social analisam a mundialização do capital financeiro e a questão social sob a supremacia de uma classe sobre a outra, de forma a dominartodo a um mercado capital. Essa hegemonia gira em torno de um mercado restrito, onde há ligação entre os mesmos de forma a dominar o mercado financeiro. Esse mercado que rende juros, capital fetiche,repercuti no novo direcionamento das questões sociais que envolvem a atualidade brasileira.
No decorrer do seu livro a autora defende a ideia de que as questões sociais faz parte da crescentedesigualdade de renda impostas pelo monopólio das classes dominantes. Ao longo de nossa história a classe trabalhadora é subjugada, manipulada, explorada de acordo com os interesses impostos pelo Estado.O predomínio do capital fetiche faz com que o material humano seja uma coisa descartável. O mercado capitalista ganha na exploração do trabalho humano. A chamada mais valia. Entretanto, o capitalismotanto favorece uma sociedade possibilitando o progresso da mesma, como pode levar boa parte dos seus cidadãos à pobreza. Isso pela boa ou má distribuição de renda.
No decorrer de nossa história asclasses populares sempre sofreram pressões. Durante a República foram estabelecidos normas para a universalizar os direitos dos cidadãos. No entanto apesar das expectativas positivas essas normasestavam longe se ter um consenso, ou seja, de favorecer a classe proletariado. Com a revolução burguesa o Brasil passou por um difícil período, pois precisava reproduzir condições econômicas, sociais epolíticas extremamente adversas: para as classes trabalhadoras, que são duplamente exploradas e oprimidas; e para as próprias burguesias locais que, embora sócias das burguesias hegemônicas, recebem umquinhão menor da distribuição global do excedente econômico.
Com o passar dos anos o quadro político não mudou, as relações Estado/ sociedade civil continuaram conturbadas. As questões sociais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fetiche do capital
  • capital fetiche
  • Capital fetiche
  • Capital Fetiche
  • Resumo Capital Fetiche Iamamoto
  • Acumulacao flexivele capital fetiche
  • Cap I capital fetiche
  • Fichamento capital fetiche

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!