Capital de Giro

Páginas: 2 (497 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
O que é capital de giro? Qual a importância na administração de uma empresa?Capital de giro consiste no montante de capital necessário para manter em funcionamento as atividades operacionais daempresa. Conforme Matias (2007, p. 28), “capital de giro refere-se aos recursos financeiros, próprios ou de terceiros, necessários para sustentar as atividades operacionais, no dia a dia das empresas”. Aadministração do volume de recursos de capital de giro é fator vital para sobrevivência da empresa.
O que é necessidade de capital de giro (NCG)? O que a NCG evidencia? É a necessidade de capital degiro operacional da empresa. Evidencia a diferença entre investimentos em ativos operacionais (estoques, valores a receber) e passivos operacionais (fornecedores, tributos, etc)
O que é capital degiro líquido (CGL)? Como é calculado? É quanto a empresa tem de recursos aplicados em capital de giro, é calculado subtraindo o passivo circulante do ativo circulante.
O que é capital de giro próprio?É a parcela do capital de giro que não está financiado por credores. É a parcela do patrimônio líquido da empresa que está investido em capital de giro.
Qual a diferença entre ciclo operacional eciclo financeiro?O ciclo operacional é o tempo decorrido desde a entrada da matéria-prima até o momento de recebimento da mercadoria. Já o ciclo financeiro é o tempo que a empresa precisa de capital degiro para manter as suas operações (ciclo operacional menos prazo médio de pagamento).
Qual o impacto de uma venda a prazo no capital de giro?Dependendo do ciclo financeiro da empresa vai aumentar ovolume de capital de giro que a empresa necessita.
Um supermercado trabalha com os seguintes indicadores:
Prazo médio de estocagem: 30 dias;
Prazo médio de recebimento de vendas : a vista
Prazomédio de pagamento a fornecedores: 56 dias
Faça uma representação gráfica dos ciclos operacional, econômico e financeiro.
Trace uma relação entre o saldo de tesouraria, o efeito tesoura e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capital de giro
  • Capital de giro
  • Capital de giro
  • Capital de giro
  • Capital de Giro
  • capital de giro
  • capital de giro
  • Capital de giro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!