Capitães de areia

Páginas: 7 (1664 palavras) Publicado: 25 de dezembro de 2012
Trabalho
De
Redação
Retirolândia- Bahia
2012
Escola Municipal Valdeci Lobão.
Data da entrega: 19/10/2012.
Professora: Ilka Mara.
Alunos: Adriele Fernandes, Aladson Saturnino e Lílian Oliveira.
Trabalho solicitado pela professora de Redação Ilka Mara, feito pelos alunos do 9º ano A como media da avaliação da III unidade.

Retirolândia- Bahia2012
Docas
Três Capitães da Areia estão em um jogo, e Boa- Vida é o primeiro há jogar sua moeda, Pedro Bala joga à sua logo depois que caí um pouco á frente dá de Boa- Vida, já moeda de Pirulito caí entre há de Boa- Vida e a de Pedro Bala. Eles terminam uma partida do Jogo, e Pedro Bala que ganha e fica com as duas moedas de quatrocentos réis.Naquele dia eles esperavam uma embarcação que trazia um capoeirista “Querido- de- Deus”, que segava de sua pescaria. Continuaram o jogo, mas Pedro Bala levou todas as moedas de seus amigos; um deles Boa- Vida chama os amigos para ir as docas, pois ele acha que Querido- de- Deus só vai chegar no fim da tarde. Logo depois Pirulito se ofereceu para ficar- o esperando mais Pedro Bala e Boa- Vida forampara as docas, ao chegar ao armazém 7, João de Adão estava sentado em um caixote fumando cachimbo à vista os dois garotos “ capitão Pedro e Boa- Vida ”. Em um canto tinha uma velha baiana vendendo laranjas. Boa- Vida ficou olhando os peitos da baiana, quando ele a faz uma pergunta que ela acha que há desrespeitou mais mesmo assim ela sorrir e o respondi que os meninos de hoje não respeita mais osvelhos. Mas ele faz outra pergunta “tu ainda topa a coisa tia?” a baiana novamente que já passou da idade. João de Adão pergunta se ela se lembra de Raimundo, - ela responde - que não tinha com se esquecer, pois ele morreu em uma greve. Depois de muita conversa Pedro Bala descobri que o tal de Raimundo era seu pai e que ele morreu lutando pelo direito do povo. Ele começa há riscar o asfalto epergunta por que João de Adão nunca o tinha lhe contado isso, João de Adão responde que nunca tinha lhe contado por que ele era muito pequeno quando Raimundo morreu.
Naquela tarde João de Adão falou para Pedro que ele sempre teria um lugar ali nas docas. Mas também poderia fazer greves, brigar com os policias assim com o seu pai que morreu lutam pelo seu direito. Pedro Bala se imaginava em uma grevelutando pelo seu direito e o direito de todos. Anoiteci e a luzes se acende Boa- -Vida ajuda á negra há colocar o tabuleiro na cabeça, logo encontraram Pirulito e Querido de Deus. Pedro Bala observava mais uma vez aqueles homens que carregavam aqueles fardos nas costas para o navio holandês, mas não parava de pensar que um dia ira estar em greve com seu pai, para que um dia há historia serepetisse.
Ajudaram Querido de Deus á desembarca, pois naquele dia Iemanjá tinha-o ajudado. Depois foram jantar em um restaurante próximo, ao terminar Pirulito foi ver o padre José Pedro que estava lhe ensinando a ler e escrever. Pedro, Querido de Deus e Boa- Vida foram ao candomblé do Gantois aonde Omolu chegou com seus trajes vermelhos e avisou a todos que estavam ali, que em breve a miséria acabaria.Pedro Bala anda sozinho pelas ruas da cidade, desceu as ladeiras que liga à Cidade Baixa, pensava na conversa que teve com João de Adão, pois agora sabia que seu pai foi um homem valente do cais. Dirigiu-se ao areal com vontade de chegar ao seu destino, Pedro viu um vulto que parecia uma mulher apressada, ele apressou o passo e aproximou-se da menina que estava entrando no areal. Areia chiava sobseus pés, mas quando ela percebeu que estava sendo seguida. O desejo que Pedro Bala sentia crescia dentro de si, ele não pensava mais em nada só nas nádegas da negra, em derrubar-la na areia macia e a acariciar seus seios. Mas quando ela percebeu que estava cada vez mais próximo começou a correr, Pedro Bala percebeu que ela estava indo para as ruas. Mas ele andava mais rápido que a negra e logo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitães da Areia
  • Capitaes de areia
  • Capitães de areia
  • Capitães de areia
  • Capitães da Areia
  • capitaes de areia
  • Capitaes da areia
  • Capitães de areia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!