Capitães da Areia

Páginas: 6 (1289 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Os Capitães da Areia é um grupo de jovens criminosos que vivem em um antigo trapiche em uma praia do litoral baiano. Para conseguirem sobreviver, vivem a base de roubo e não possuem orientação educacional. Os indivíduos do grupo são marginalizados pela sua origem e condição social, ou seja, por serem pobres e, na maioria dos casos, órfãos. Como geralmente nunca foram orientados pelas suasfamílias, não possuem perspectiva de futuro nem condição para ocupar um lugar na sociedade.
O chefe do grupo Pedro Bala integrou-se aos Capitães da Areia com cinco anos, no momento em que se tornou órfão. Nunca soube quem era sua mãe, e seu pai, o Loiro, morreu com um tiro ao lutar pela liberdade na greve das docas. Bala era considerado mais autoritário, ativo e organizado que o antigo chefe doscapitães, Caboclo Raimundo. Após lutar desarmado contra seu comandante para defender outro integrante do grupo, Pedro conquistou o apoio dos outros jovens e acabou por assumir a liderança dos Capitães da Areia.
Pedro Bala, como líder do trapiche, conseguiu com base na sua autoridade manter a organização social dos Capitães da Areia, evitando assim, desavenças entre os seus integrantes. Também tinha afunção de planejar os assaltos, especificando e delimitando o papel de cada jovem no crime. Porém, Bala só conseguia criar os melhores planos quando consultava João José, o qual foi apelidado de Professor. O Professor era o único entre os capitães que lia correntemente, o que despertou sua imaginação. Além disso, ao contar histórias heroicas, ele acabou por obter o apoio e confiança do grupo.Como dito anteriormente, os Capitães da Areia viviam em um antigo trapiche no areal do cais do porto. Este trapiche não possuía mais teto e a porta monumental havia sido roída por ratos. O chão era de tábua grossa e os garotos dividiam o espaço com outros animais, como cachorros. Cada um do grupo tinha uma área específica, como por exemplo, a de João Grande que era atrás da porta, junto a sua faca; ade Pirulito que era próxima à parede na qual estava pendurada a imagem dos seus santos e a do Professor, caracterizada com uma vela sempre acesa, a qual era utilizada para leitura.
Os Capitães da Areia possuíam diversos parceiros, com os quais faziam várias trocas de favores e procuravam por ajuda para executar suas atividades (crimes e assaltos). Entre eles, está João-de-Adão, negro estivadordas docas que sempre participa das greves com o objetivo de lutar pelo direito, liberdade e melhor condição de vida dos pobres e integrantes das classes mais abastadas. O Padre José Pedro também era amigo dos jovens, pois tentava educá-los em segredo do clero, já que não queria que os garotos fossem enviados para os reformatórios. Outro companheiro dos capitães era Querido-de-Deus, mulato queensinava aos capitães a arte da capoeira para que fossem capazes de se defenderem da violência empregada nos ataques dos policiais da cidade.
A polícia urbana se utilizava de violência não só para repreender as ações criminosas dos Capitães da Areia, mas também para evitar a entrada dos meninos de rua em áreas elitistas da cidade, marginalizando-os em áreas periféricas (como o trapiche – localizadono areal do cais do porto baiano – e os barcos virados no Porto da Lenha – moradia do grupo de Ezequiel). A imprensa, por sua vez, divulgava a opinião da elite, a qual era a favor da exclusão social dos integrantes do grupo Capitães da Areia e do encaminhamento desses indivíduos para reformatórios, onde ocorrem episódios de violência que eram encobertos pela classe alta urbana, inclusiveautoridades (como o Juiz de Menores e os diretores dos reformatórios).
Os Capitães da Areia, durante a chefia de Bala, também recebem orientações religiosas, principalmente de duas pessoas: a primeira seria o Padre católico José Pedro e a segunda seria a mãe-de-terreiro Don’ Aninha. O sacerdote tinha por objetivo inicial catolizar os meninos de rua; porém falhou, pois estes garotos não conseguiam se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitães da Areia
  • Capitães de areia
  • Capitaes de areia
  • Capitães de areia
  • Capitães de areia
  • Capitães da Areia
  • capitaes de areia
  • Capitaes da areia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!