Capitães da areia

Páginas: 10 (2445 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
“Capitães da Areia”
– É um grupo de crianças abandonadas que vivem do furto.
- Os meninos são retratados como moleques atrevidos, malandros, espertos, famintos, ladrões, agressivos, falsos, soltos de língua, carentes de afetos, de instrução e de comida.
- Nesse grupo viviam mais de cinquenta crianças, entre eles Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Perna, Volta Seca, Pirulito, Boa Vida, JoãoGrande e outros. Todos viviam em um trapiche abandonado na praia.
- As ações transcorrem em um trapiche (ou armazém abandonado), à beira-mar, que no passado fora um local movimentado e agora está sujo e infestado de ratos.
- Fora frequentado inicialmente pela marginália, até ser tomado pelo bando dos Capitães da Areia. Ao contrário de outros grupos espalhados pela cidade, os Capitães da Areia têm umlíder, seguem normas e, principalmente, obedecem a um chefe que cumpre o papel de "manter um lar" para as crianças que ali vivem.
- O Reformatório é um antro de crueldades, e a polícia os caçam como adultos antes de se tornarem um.
- Poucos conheceram a mãe, e o pai "morrera num balaço". O ápice vem em dois momentos: quando os meninos se envolvem com um carrossel mambembe que chegou na cidade, eexperimentam as sensações infantis; e quando a varíola ataca a cidade.
- Todos temiam a doença, pois quem a adquirisse devia ser entregue ao gov erno que os mandava para o lazareto, e tinham como fim a morte. Foi assim que um dos meninos do grupo foi para lá. Tentaram encobrir a doença, mas o médico acabou falando aos governantes e o menino foi para o lazareto e o padre José Pedro, castigado.
-Foi assim também que a mãe de Dora e Zé Fuinha morreu, eles sozinhos no mundo desceram do morro, ela procurou emprego, mas a doença da mãe lhe destruía as vagas. Assim eles ingressaram no grupo dos capitães, inicialmente os meninos quiseram se relacionar com ela, mas a defesa de Professor, João Grande e Pedro Bala impediram.
- Logo Dora era a mãe e a irmã dos meninos. Mas para Pedro Bala ela eraa sua namorada, para Professor também, porém Dora retribuía apenas a Pedro. Ela também ajudava nos roubos, era uma companheira.
- A segunda parte relata a história de amor que surge quando Dora torna-se a primeira "Capitã da Areia".
- Em breves momentos, Dora era a única pessoa sobre a qual o líder dos Capitães da Areia, Pedro Bala, estaria disposto a pensar a matar,e desta forma ultrapassar osentimento de "Carpe Diem". Bem como era uma espécie de "estrela", que por sua guiou e fez sonhar Pedro Bala com simplesmente o seu amor.
- O homossexualismo é comum no grupo, mesmo que em dado momento Pedro Bala tente impedi-lo de continuar, e todos eles costumam "derrubar negrinhas" na orla.
- A terceira parte mostra a desintegração dos líderes.
- A polícia perseguia os capitães e a maioriada cidade não gostava deles. Mas eles tinham a ajuda do padre, Dona Aninha e João de Adão.
- Um dia, em um assalto, alguns dos capitães foram presos, dentre eles Pedro Bala e Dora, mas a ação rápida do líder dos capitães fez com que apenas ele e Dora fossem presos. A menina foi mandada a um orfanato, já Pedro foi torturado pela polícia, mantido em uma solitária por oito dias e depois lançado noreformatório. Porém, os meninos agiam do lado de fora e assim Pedro se fez livre.
- Quando foram libertar Dora, ela se encontrava doente. E poucos dias ainda viveu entre os capitães. Mais na noite antes de partir, ela e Pedro Bala consumaram o amor dos dois, transando e tornando-se esposos. Depois disso, os capitães seguiram a vida. A juventude já chegava para alguns.
Os demais capitães da areiase envolveram com as greves e lutavam a favor do povo. Anos depois Pedro Bala era o ícone da luta do povo e todos pediam por ele.
Personagens
• Pedro Bala:
• Naturalmente surge como um líder e tem o papel de harmonizar, manter a ordem e, de certa maneira, ensiná-los a agir sob certas circunstâncias.
• Para firmar a liderança, Pedro Bala destituiu o caboclo Raimundo, após uma luta pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitães da Areia
  • Capitães de areia
  • Capitaes de areia
  • Capitães de areia
  • Capitães de areia
  • Capitães da Areia
  • capitaes de areia
  • Capitaes da areia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!