capela sistina

Páginas: 5 (1198 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Capela Sistina (onde Michelangelo colocou seu talento e coração)

A Capela Sistina faz parte do Palácio Apostólico, residência oficial do Papa. É famosa por sua decoração com afrescos pintados pelos mais grandiosos artistas da Renascença: Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli, Rosselli, Signorelli, Ghirlandaio, Perugino.
O nome Capela Sistina faz referência ao Papa Sisto IV que,entre os anos de 1477 e 1480, foi responsável pela restauração da Capela Magna, capela medieval, que foi demolida e da qual foram utilizados os alicerces para a construção da Capela Sistina.
Uma das maravilhas da Capela Sistina é o seu teto, que foi pintado por Michelangelo. Anos depois da inauguração da Capela, em 1508, Michelangelo foi chamado a Roma pelo então papa Júlio II para esculpir omausoléu desse Papa, mas Michelangelo acabou sendo convidado a pintar o teto da Capela Sistina.
Segundo se conta, Michelangelo teria aceitado o trabalho contrariado, convencido de que era mais escultor que pintor. Ele julgou que, pintar o teto, foi um conluio de seus rivais para desviá-lo da obra para a qual havia sido chamado a Roma: o mausoléu do Papa. No entanto, Michelangelo dedicou-se à tarefa eo fez com tanta maestria que ofuscou o brilho das obras-primas que seus antecessores já haviam pintado na Capela. Realmente, os afrescos no teto da Capela Sistina são um dos maiores tesouros artísticos da humanidade.
Michelangelo demorou quatro anos para terminar esse trabalho e o fez com grande dificuldade, pois teve que trabalhar deitado em cima de um andaime de 16 metros de altura e pintarsobre sua cabeça. Isso fazia que a tinta pingasse em seu rosto o dia todo. Ao final do dia, ele tinha cãibras a tal ponto que mal conseguia ler as cartas que seus familiares lhe enviavam.
Michelangelo realmente se dedicou ao trabalho. Quando ele estava pintando um canto escuro do teto com extraordinário afinco e esmero, alguém lhe perguntou: “Por que você se esforça tanto a pintar um canto escurodo teto, que possivelmente ninguém olhará”, Michelangelo simplesmente respondeu: “Deus verá”.
No pontificado do papa Paulo III, em 1534, Michelangelo é convidado a voltar à Capela Sistina para pintar, na parede logo atrás do altar, um afresco de tema O Juízo Final. Essa pintura levou sete anos para ser feita.
Michelangelo pagou um preço altíssimo por esses anos de trabalho. Sua visão ficoureduzida e desgastou-se muito. Michelangelo relatou que, quando, com apenas 37 anos, terminou seus trabalhos na Capela, “seus amigos se impressionaram com o homem velho que ele se tornará”.









O teto da Capela Sistina:

A parte central do teto da Capela, pintado por Michelangelo, retrata cronologicamente a história do livro Gênesis do Antigo Testamento. (1) Deus separando a Luz dasTrevas, (2) Deus criando o Sol e a Lua, (3) Deus separando a terra das águas, (4) A Criação de Adão, (5) A Criação de Eva, (6) O Pecado Original e A Expulsão do Paraíso, (7) O Sacrifício de Noé, (8) O Dilúvio Universal e, por último, (9) Noé Embriagado com vinho.
Nos quatro cantos são retratadas cenas também do Antigo testamento. No canto superior esquerdo, Judith matando o general assírioHolofornes. No inferior esquerdo, Davi matando o gigante Golias. No superior direito, a Serpente de Bronze, a qual salvou os israelitas picados pela serpente do deserto. No inferior direito, O castigo de Amã, que por querer exterminar o povo Judeu, acabou enforcado com sua família.

A Capela Sistina faz parte do Palácio Apostólico, residência oficial do Papa. É famosa por sua decoração com afrescospintados pelos mais grandiosos artistas da Renascença: Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli, Rosselli, Signorelli, Ghirlandaio, Perugino.
O nome Capela Sistina faz referência ao Papa Sisto IV que, entre os anos de 1477 e 1480, foi responsável pela restauração da Capela Magna, capela medieval, que foi demolida e da qual foram utilizados os alicerces para a construção da Capela Sistina....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • capela sistina
  • Capela Sistina
  • capela sistina
  • O Teto Da Capela Sistina Michelangelo
  • Restauração da capela sistina
  • teto da Capela Sistina
  • O Teto da Capela Sistina
  • teto da capela sistina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!