capberg

615 palavras 3 páginas
A seguir é apresentado um conjunto de proposições sobre a relação entre ética e responsabilidade na perspectiva da ética da alteridade de Emmanuel Levinas. Considerando os estudos das aulas de ética, analise as proposições que seguem de acordo com sua veracidade (V) ou falsidade (F).
[ ] Emmanuel Levinas, pensador do século XX, responde aos desafios da ética a partir de uma perspectiva de que não há uma unidade de valores ou princípios tal como concebera Kant (portanto, não há uma universalidade que permita uma visão de igualdade entre os sujeitos).
[ F ] A ética da alteridade orienta-se pela acolhida ao outro que se mostra como rosto. Para Levinas, o rosto é o que nos permite conhecer o outro, saber quem o outro é e como podemos nos relacionar com ele da melhor maneira. Assim, o outro pode ser objetivamente conhecido por mim. Pelo rosto podemos conhecer alguém verdadeiramente e não nos enganarmos a seu respeito.
[ V ] A responsabilidade nasce de um apelo ético do rosto do outro que se mostra. Então, não é a liberdade de um eu que escolhe ser responsável por outrem, mas é o outro que me apela à responsabilidade. Dar-se conta do apelo por responsabilidade, advindo do rosto do outro, torna-se possível num sujeito sensível que se faz humano ao responder eticamente tal interpelação.
[ F ] Um dos aspectos mais importantes do pensamento de Levinas é a possibilidade de uma reciprocidade como condição da ética: eu sou inteiramente responsável por outrem porque o outro também será inteiramente responsável por mim (tal como um pai que cuida bem do seu filho porque espera assim ser bem cuidado quando chegar à velhice).
[ ] No vídeo de apresentação sobre a ética da alteridade foi narrada a história de um casal em que um sempre deu ao outro o que julgava ser o melhor para si (no exemplo do café que era servido). Segundo a narrativa, nunca faltou amor de um para com o outro, pois cada um amou ao outro como a si mesmo. Considerados os estudos, é possível dizer que a

Relacionados