Capacitação Profissional: O Diferencial Competitivo nas Empresas do Segmento Automotivo

Páginas: 17 (4153 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2013
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: O DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS EMPRESAS DO SEGMENTO AUTOMOTIVO


Adylan Jade Freitas Lima1
Diogo da Silva de Oliveira2

Orientador específico: Profº Esp. João Batista Vianez da Silva*
Orientadora Metodológica: Profª Ms. Lilian Yepez do Lago*

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo central a discussão da importância da capacitação e treinamentoprofissional nas empresas e o como essa estratégia é essencial na busca de uma diferenciação e destaque em um mercado altamente competitivo como o atual. O artigo destaca três empresas do setor automotivo do estado de São Paulo, a General Motors do Brasil, a Ford Motor Company Brasil e a Volkswagen do Brasil, que serviram de exemplo para evidenciar as técnicas e resultados conquistados por cada uma delas aoadotarem a capacitação profissional em suas empresas. Para tanto o desenvolvimento deste trabalho se deu por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica. Esta pesquisa mostra que a qualificação profissional é de suma importância para as organizações que buscam elevar seus resultados e conseqüentemente alcançarem o sucesso.


Palavras-chave: Capacitação. Qualificação. Treinamento.Competitividade. Mercado.

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a transformação no mundo dos negócios tem sido muito constante e dinâmica, os fatos e resultados dessas mudanças são muito claros e, podem ser sentidos diretamente nas grandes empresas, em virtude da globalização econômica e financeira em que estão inseridas. Em um clima de alta competitividade as empresas são impulsionadas a mudar, além de sabersobre tais alterações é muito importante para o sucesso de uma organização observar as tendências e para onde caminha a realidade do ambiente em que está envolvida, portanto, mais importante que saber, é necessário avaliar como as empresas podem ser afetadas e como se adequar às mudanças.
A acirrada concorrência entre as empresas pela busca de melhor qualificação e bons resultados exige delas abusca por diferenciais, um deles pode estar na busca por profissionais qualificados e preparados para enfrentar as constantes mudanças que ocorrem nesse mercado a cada dia.
Para Chiavenato (2002) o desempenho das organizações está amarrado ao desempenho de pessoas e de equipes, o qual depende necessariamente do conhecimento.
Logo, a capacitação ou qualificação profissional é um esforço na buscade atualizar o conhecimento técnico, não somente dos profissionais que ocupam os cargos da diretoria, gerência e supervisão, mas também o pessoal da área de atendimento, e até da limpeza a desempenhar uma função ou determinado trabalho da melhor maneira possível.
Para que as organizações se desenvolvam profissional e economicamente é necessário que as mesmas elevem suas habilidades e capacidades,tanto as intelectuais quanto as técnicas de trabalho dos seus colaboradores visando o reconhecimento e destaque no mercado. Essa estratégia pode ser vista como uma estratégia de diferenciação.

A lógica da estratégia de diferenciação exige que uma empresa escolha atributos em que diferenciar-se, que sejam diferentes dos seus rivais. Uma empresa deve ser verdadeiramente única em algumacoisa, ou ser considerada única. (Porter, 1990, p. 12)


Nas empresas do segmento automotivo esse esforço não é diferente, todas elas, de uma forma própria, buscam os mesmos resultados, ou seja, lucro, reconhecimento e destaque entre as outras.
Foram selecionadas algumas das principais companhias do segmento automotivo no Brasil para ilustrar as idéias trabalhadas no artigo. Destaca-se comoproblema a ser pesquisado a seguinte questão: quais os benefícios que o processo de qualificação profissional gera para as organizações do segmento automotivo? E para realização deste estudo foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, a fim de identificar e responder a questão.
Para tanto, o objetivo da pesquisa é evidenciar a relevância da qualificação profissional nas empresas na busca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A humanização como diferencial competitivo nas empresas
  • Diferencial competitivo em empresa de laticinios
  • Compras como Diferencial Competitivo da Empresa
  • A logística reversa como diferencial competitivo para as empresas
  • A governança corporativa como diferencial competitivo nas empresas
  • MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO SEGMENTO ÓPTICO
  • Programa AGIR como diferencial competitivo para profissionais da imprensa
  • A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O DESEMPENHO COMPETITIVO EMPRESARIAL.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!