Capacitação em educação artistica

Páginas: 15 (3675 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
POLIANA NUNES DE JESUS MULLER

TRABALHO

CARIACICA
2011
Atualmente, a arte voltada para a educação do desenvolvimento do indivíduo, da formação de seu senso crítico e afetivo, está sendo desvalorizada. Muitas vezes as pessoas não são incentivadas a buscar dentro de si algo novo e criativo. A imagem que nos é passada é a de apreciação das grandes obras e não a do despertar da capacidadecriadora. Para que isso ocorra, podemos como professores, fazer uso das linguagens artísticas (teatro, dança, música e artes visuais) que são carregadas de sentidos e fazem parte da condição humana, para desenvolver nos alunos a capacidade de se relacionar de sentir e de assumir uma consciência crítica. Este artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a arte, para mostrar como ela éimportante na formação da criança. Assim como os outros componentes curriculares, a disciplina Arte é relevante em seu processo de formação. As aulas de Arte, assim como os professores, não precisam visar a formação de pintores, escultores ou peritos em artes, mas devem buscar ampliar o conhecimento, e sensibilidade dos alunos tornando-os indivíduos criativos e dinâmicos inseridos no contexto dasociedade.
As novas exigências sociais e uma visão renovada sobre a função da educação escolar puseram de manifesto a importância de conseguir que os alunos adquiram as competências necessárias que lhes permitam aprender a aprender, aprender a conviver e aprender a ser. Neste contexto, ressurge com força o papel da educação artística na formação integral das pessoas e na construção da cidadania. Odesenvolvimento da capacidade criativa, a autoestima, a disposição para aprender, a capacidade de trabalhar em equipe ou o pensamento abstrato encontram na educação artística uma estratégia potente para a sua concretização.
Em épocas passadas, e infelizmente ainda nos tempos atuais, pensava-se que a educação artística só podia ser de interesse para aqueles que viam na arte um campo dedesenvolvimento profissional ou era contemplada como uma atividade marginal nas escolas. O certo é que o avanço na pesquisa da psicologia, da neurologia, de educação e valores sublinharam a importância das artes como espaços que brindam a possibilidade de transformação da dimensão humana, tanto nos âmbitos do conhecimento como nos afetivos, sociais e espirituais.
O Teatro na Educação, apesar de serconsiderado uma área do conhecimento, em função de uma série de dificuldades teóricas e práticas ainda precisa do desenvolvimento de bases sólidas e profundas para uma maior estabilidade dentro de um paradigma científico. É considerada a importância do foco nos campos de atuação da Pedagogia do Teatro, sobretudo na educação formal (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e os Cursos Superiores)já que esses estão diretamente ligados aos locais de formação humana e produção do conhecimento. Em longo prazo, há uma influência direta aos demais campos de atuação do Teatro na Educação e diminuição das fragilidades apresentadas nessa área do conhecimento. Nesse sentido, argumenta-se sobre a fundamental importância da informação e do questionamento a respeito de ações efetivas do Estado ligadasao ensino do Teatro (com foco nos Parâmetros Curriculares Nacionais) e também a formação de professores dentro de uma perspectiva do Pensamento Complexo e da Educação Progressista.
Por incrível que pareça, o ensino de artes no Brasil é herança da ditadura militar. Em 1971, após um acordo entre as autoridades brasileiras e norte-americanas, que ficou conhecido como acordo MEC-Usaid, a disciplinafoi obrigatoriamente agregada ao currículo escolar. Com um início pouco atento às necessidades nacionais, passando, nos anos da redemocratização, por um debate intenso sobre a construção de uma educação voltada para a realidade brasileira, o ensino de artes vive hoje um período bastante significativo, com um boom de cursos de graduação e pós-graduação, além de experiências interessantes nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO ARTISTICA
  • Educação Artística
  • Resumo educação artistica
  • TRABALHO DE EDUCAÇÃO ARTISTICA
  • A CRIAÇÃO ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
  • Desenvolvimento curricular educação artística
  • Jornal educação artística
  • Trabalho de educação artistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!