capacidade

Páginas: 6 (1293 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014




























































Capacidade Elétrica

Em 1745, o holandês Pieter van Musschenbroek inventou o primeiro condensador. Enquanto usava uma garrafa de vidro para isolar uma lâmina metálica no seu interior, descobriu que quando segurava a garrafa na mão, a carga elétrica que conseguia armazenar nalâmina era muito maior do que quando a garrafa estava sobre a mesa. A explicação é que na mão, que é um condutor, são induzidas cargas de sinal contrário que atraem as cargas no metal, permitindo que seja mais fácil introduzir mais cargas do mesmo sinal. Colocando uma segunda lâmina metálica por fora da garrafa, facilita-se a entrada de cargas na garrafa, podendo ser armazenadas cargas muitoelevadas.
A invenção de van Musschenbroek é atualmente designada de garrafa de Leiden, provavelmente devido à dificuldade de pronúncia do seu apelido e porque Leiden é a cidade onde viveu. Trata-se de uma das invenções mais importantes da história da eletricidade, pois permitiu que fossem armazenadas cargas maiores, facilitando a realização de experiências de eletrostática. Hoje em dia hácondensadores semelhantes à garrafa de Leiden, mas muito menores, que são usados com frequência nos circuitos elétricos. Em qualquer circuito em que é necessário que a corrente varie rapidamente, por exemplo, num amplificador de áudio, há necessidade de utilizar condensadores; os condensadores acumulam cargas em certos intervalos, para as libertarem de seguida.
Como vimos, a energia elétrica pode serarmazenada e isso se faz através do armazenamento de cargas elétricas. Essas cargas podem ser armazenadas em objetos condutores. A capacidade desses objetos de armazenar cargas elétricas é o que define a sua capacidade eletrostática.
Foi definido anteriormente que o potencial elétrico de um condutor esférico isolado é em que R é o raio do condutor.













CAPACITORES

Podemosnotar que na parte de trás dos aparelhos de televisão aparece o símbolo de alta tensão. É prudente levá-lo a sério, pois você poderá levar uma violenta descarga elétrica ao mexer no aparelho de forma imprudente, mesmo que ele esteja desligado da tomada. Isso ocorre justamente por causa dos capacitores: mesmo com o aparelho desligado, existe ainda uma grande quantidade de energia elétrica notelevisor. Não só na televisão, mas em muitos circuitos elétricos, existe às vezes, a necessidade de armazenar cargas elétricas (energia elétrica), que serão utilizadas em outro momento. São os capacitores, os responsáveis por este armazenamento.

Capacitores:

São dispositivos com capacidade de armazenar energia elétrica. São constituídas por dois condutores chamados armaduras (ou placas)separadas por um isolante (dielétrico). Costuma-se dar nome a esses aparelhos de acordo com a forma de suas armaduras. Assim temos capacitor plano, capacitor cilíndrico, capacitor esférico etc. O dielétrico pode ser um isolante qualquer como o vidro, a parafina, o papel e muitas vezes é o próprio ar.

Funções e usos do Capacitor:

1. Armazenar cargas e energia
2. Filtro de descargas elétricas3. Elemento ativo em circuitos osciladores
4. Elemento ativo em vários tipos de memórias utilizadas hoje. Capacitores microscópicos em memória RAM de computadores.
5. Sintonizador de radio.
6. Filtros.












Tipos de capacitores

Capacitor plano

Um dos capacitores mais simples de ser estudado é o capacitor plano. Ele é feito de duas placas planas e paralelas com doisterminais. Entre as placas, como já foi dito, é colocado um material isolante, conhecido como dielétrico. Uma maneira de se carregar esse capacitor é ligando os seus terminais aos terminais de uma pilha.

Vale ressaltar que o fato das placas serem paralelas e planas faz com que o campo elétrico formado entre essas placas seja um campo elétrico uniforme. Esse campo é caracterizado por ter a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capacidade
  • capacidade
  • capacidades
  • Capacidade
  • capacidade
  • Capacidade
  • Capacidade
  • capacidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!