Capacidade Térmica Mássica

Páginas: 2 (496 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
Capacidade térmica mássica

Questão 1.
Que significa dizer qua capacidade térmica mássica do alumínio é 900 J kg-1 K-1 ?

Resposta: Significa que é necessário o fornecimento de energia novalor de 900 J para ocorra um aumento de temperatura de 1K numa amostra de alumínio com 1kg.

Questão 2.
Se fornecermos a mesma quantidade de energia a dois blocos com a mesma massa, um alumínio eoutro de cobre (CAL = 900 J kg-1 K-1 , Ccu = 385 J kg-1 K-1), qual deles sofrerá maior elevação de temperatura? Justifique.

Resposta: Sofrerá uma maior elevação de temperatura o bloco de cobre, poiseste é portador de uma capacidade térmica mássica menor, e por isso é menor a energia necessária para que ocorra o aumento de 1 grau kelvin. Como o bloco de alumínio é portador de uma capacidadetérmica mássica maior, este vai necessitar de uma maior quantidade de energia para que ocorra o aumento de 1 grau kelvin, assim enquanto estes expostos a uma mesma energia, o cobre sofrerá uma maiorelevação de temperatura, pois a energia que é necessário para que isto ocorra é bastante menor à do alumínio.

Questão 3.
Se os blocos anteriores forem aquecidos com a mesma fonte de energia, até sofrerema mesma elevação de temperatura, qual deles demorará mais tempo a aquecer? Justifique.

Resposta: Demorará mais tempo a aquecer o bloco de alumínio pois este é portador de uma maior capacidadetérmica mássica, ou seja, a energia que esse necessita para o aumento de 1 grau kelvin é maior, precisando assim de um maior período tempo para que aumento se dê em comparação com o bloco de cobre pois énecessária uma menor energia fornecida para que acontece o mesmo aumento, levará portanto também um menor período de tempo.

Questão 4.
Se aquecermos uma massa igual de água e azeite fornecendo amesma quantidade de energia, verificaremos que o azeite atinge uma temperatura superior à da água. Qual destas substâncias tem maior capacidade térmica mássica? Justifique.

Resposta: Tem maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capacidade Térmica Mássica
  • Capacidade térmica mássica
  • Capacidade termica massica
  • Capacidade térmica massica
  • Capacidade termica massica
  • Capacidade térmica massica
  • Capacidade térmica massica
  • Capacidade térmica mássica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!