Capacidade térmica mássica

Páginas: 2 (305 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
Nº3 T:101
Capacidade Térmica Mássica

André Viegas

Índice:
Introdução pág.3
1. Capacidade Térmica Mássica pág.4
2. Bibliografia pág.5
3. Conclusãopág.6



Introdução
Neste trabalho vou mostrar o significado de CAPACIDADE TÉRMICA MÁSSICA.

Capacidade térmica mássica
A capacidade térmica mássica é uma grandeza física dadapelo quociente entre o calor fornecido por unidade de massa de uma substância e a sua elevação de temperatura, isto é, corresponde à energia que é necessário fornecer à unidade de massa de umasubstância, para que a sua temperatura se eleve de um grau.
Esta grandeza física representa-se pela letra c e no Sistema Internacional de Unidades (S.I.) exprime-se em (J/(kg ´ K)), em que Jrepresenta joule (unidade S.I. de energia), kg representa quilograma (unidade S.I. de massa) e K representa kelvin (unidade S.I. de temperatura).
No entanto, na prática, também é muito usualexprimir-se a capacidade térmica mássica em (cal/(g ´ ºC)), em que cal representa calorias, g, gramas e ºC, graus Celsius.
A determinação da capacidade térmica mássica é de grandeimportância, uma vez que possibilita a previsão da quantidade de energia que é transferida por cada unidade de massa, quando a temperatura varia de um grau.
A água possui um valor de capacidade térmicamássica muito elevado, quando comparado com outras substâncias. Isto significa que ela tem que absorver muito calor para aquecer e também tem que libertar muito calor para arrefecer. É devido aeste facto que a água atua como regularizadora do clima e, como tal, junto ao mar as amplitudes térmicas são baixas.

Bibliografia:
http://www.infopedia.pt/$capacidade-termica-massicaConclusão:

Neste trabalho abordei o tema Capacidade Térmica Mássica, está um trabalho fraco pois não tinha muita coisa net, quer dizer tinha mas era com formulas não dadas na minha aula.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capacidade Térmica Mássica
  • Capacidade termica massica
  • Capacidade térmica massica
  • Capacidade termica massica
  • Capacidade térmica massica
  • Capacidade térmica massica
  • Capacidade Térmica Mássica
  • Capacidade térmica mássica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!