Capacidade pulmonar de um fumante praticando atividade f sica x atleta n o fumante

495 palavras 2 páginas
Capacidade pulmonar de um fumante praticando atividade física x atleta não fumante.

Fumante: A respiração se dificulta, pela irritação dos brôquios dos pulmões. Mesmo que o trabalho pulmonar aumente, ocorre uma diminução da absorção do oxigênio e isso consequemente reduz a quantidade de oxigênio nos músculos. Porque isso acontece? Pois a hemoglobina do sangue transporta tanto oxigênio como monóxido de carbono, mas, essa hemoglobina tem mais afinidade pelo monóxido de carbono do que pelo O², como uma das consequências do fumo é a produção de monóxido de carbono, diminui-se a liberação de oxigênio para os músculos durante o exercício intenso, fazendo com que todos os esforços pareçam mais difíceis do que o normal (geralmente a quantidade varia de 5%-10%), logo, dificulta a capacidade pulmonar.
Em repouso e, numa menor extensão, durante o exercício, a nicotina da fumaça do cigarro aumenta a freqüência cardíaca e a pressão arterial, aumenta a demanda de oxigênio pelo músculo cardíaco. Durante o exercício, a nicotina também aumenta os níveis de lacta no sangue, substância que pode fazer com que a pessoa se sinta cansada ou que abandone o exercício quando atinge um nível elevado.

Atleta: Durante o exercício, há uma frequência da respiração, junto com a aceleração do coração e aumento da pressão arterial. Exercitando-se vigorosamente, um atleta de alto nível pode aumentar a sua frequência de respiração para 40 a 60 vezes por minuto. Assim que começam a se mover os músculos, eles precisam de mais oxigênio e logo enviam informações para o cérebro. O cérebro por sua vez manda sinais de estimulo para os músculos que controlam a respiração (diafragma e os músculos entre as costelas) para que eles funcionem com maior frequência e, esta troca de informações e estímulos, faz como que aumente a frequência da respiração. Várias modificações ocorrem tanto a nível pulmonar quanto na musculatura periférica. Nos pulmões o ar passar a permear regiões onde antes quase não passava.

Relacionados

  • A Linguagem Secreta Dos Anivers Rios
    396818 palavras | 1588 páginas