Cap8 M Todos De Or Amento De Capital Com Risco

419 palavras 2 páginas
Cap 8
Métodos de orçamento de capital: com risco
Risco é uma outra expressão para incerteza e instabilidade. Um investimento é chamado
“livre de risco” se o seu retorno é estável e confiável.
Em orçamento de capital, não há projetos livres de risco. Os fluxos de caixas futuros de um projeto, inesperadamente, podem aumentar ou diminuir. Muitos fatores podem reduzir os fluxos de caixas esperados, tais como; perda de participação no mercado, aumento no custo dos produtos vendidos, novas regulamentações ambientais, aumento no custo de financiamento. A principal tarefa dos analistas de investimento é selecionar projetos sob condições de incertezas.
Os fluxos de caixas são convertidos em fluxos de caixas certos, que são descontados pela taxa livre de risco. Para determinar se um projeto é aceitável ou não, o VPL deve ser zero ou positivo. A análise de sensibilidade é uma maneira de descobrir como o VPL de um projeto se altera, se as vendas, os custos de mão-de-obra ou de materiais, a taxa de desconto ou outros fatores variam de uma situação para outra. Pode-se afirmar que o risco é medido pela variação, quando maior variação ou mudança existirem no VPL, maior é o risco do investimento.
O CAPM é utilizado para encontrar a taxa requerida de retorno de uma ação ou carteira.
Se o retorno sobre um ativo livre de risco, o beta da ação ou da carteira e o retorno sobre a carteira de mercado forem conhecidos, utilizar o CAPM se torna simples.
Como os fluxos de caixas ou taxas de descontos que existirão no futuro não são conhecidas, admite-se vários fluxos de caixas e taxas de desconto e os resultados são estudados.
Estes casos são utilizados para estudar VPL´s e TIR´s e são chamados de eventos simulados. Após diferentes VPL´s serem calculados, o VPL médio e o desvio padrão do projeto são estudados para verificar se compensa implementá-lo.
Existe uma variedade de softwares de simulações que usam variáveis aleatórias e calculam mais situações do que qualquer pessoa. Os formatos das

Relacionados