Cap8 QUESTOES Gest O Demanda Mar 2008 1

546 palavras 3 páginas
Capitulo 8 – CORREA - Resposta às questões Gestão da demanda.

1. Analise quais você imagina seriam os impactos de uma previsão de demanda malfeita para as operações a seguir; analise separadamente os impactos de más previsões de curto, médio e longo prazos:

R: A curto prazo os impactos não seriam tão grandes, mas a médio prazo iria se notar uma insuficiência na demanda e a longo prazo iriaacarretar em grandes prejuízos para a empresa.

2. Suponha que seu superior hierárquico, no meio de uma reunião importante com os acionistas, dirija-se a você e pergunte: “Por que mesmo você defende a criação de uma função de gestão de demanda para nossa empresa, mesmo sabendo que isso representara pelo menos no curto prazo um aumento de custos?” Você sabe que tem de ser breve, didático e convincente. O que você responde?

R: A curto prazo essa criação dessa função aumentara os custos, mas com uma previsão de demanda bem estipulada, esses custos retornarão e ainda dando lucro para aempresa mas a longo prazo.

3. O diretor comercial de sua empresa defende a utilização do feeling dos vendedores (que estão sempre em contato estreito com o mercado) para a realização das previsões. No elevador, você encontra o presidente que lhe pede a opinião. Você tem do décimo andar ao térreo para lhe responder. O que você responde?

R: Que ele deveria fazer uma previsão de vendas com bases na demanda, tendo como base a demanda media dos últimos anos.

4. Quais as implicações de as empresas às vezes confundirem “metas” com “previsões”?

R: Metas e um objetivo da empresa o que ela pretende atender e com um motivo motivacional, e previsões vem a partir de um estudo de sua demanda ao longo do tempo.

5. Que tipo de artifício uma empresa fornecedoras de produtos especiais sazonais pode usar para influenciar sua demanda?

R: Pode se usar de métodos de propagandas, promoções e alternativas via internet.

6. Numa empresa fabricante de cosméticos populares (principais clientes são alguns grandes

Relacionados