Cap7MetPesqCC Raul

2823 palavras 12 páginas
Metodologla de Pesquisa para (iencia da (omputa~iio

I

Raul Sidnei Wazlawick

ELSEVIER

plo, a Sociedade Brasileira de Computacao (SBC). Eventos ligados a empresas nem sempre tern carater cientffico. De preferencia, eventos de nfvel A devem ter abrangencia intemacional, com comite de programa sem predominancia de brasileiros, pagina na Internet em ingles e anais publicados por uma editora intemacional.
Em relacao ao comite de programa, espera-se que seja constituido de pesquisadores reconhecidos na area do evento e que se distribuam em varies pafses.
Em relacao ao mimero de envios, espera-se que seja compatfvel com 0 tamanho da area de pesquisa. Urn evento com poucos envios indica pouca procura e pouco interesse por parte da academia, o que nao e urn born indicativo de qualidade. o percentual de aceitacao e a razao entre 0 mimero de artigos aceitos para publicacao e 0 ruimero de artigos enviados ao evento.
Espera-se que eventos de nfvel A tenham menos de 35% de aceitac;ao,e que eventos de nfvel B tenham entre 35% e 55% de aceitacao.
- 0 apoio de sociedades cientfficas intemacionais como ACM e
IEEEdeve ser uma constante para eventos de nivel A.
I
Finalmente, urn evento novo, mesmo que bem organizado, dificilmente ten!' conceito maximo. Para que urn evento obtenha nfvel
A, em geral, deve ter tido pelo menos tres edicoes anteriores organizadas regularmente e com.boa qualidade. Por esse motive tambem, eventos pontuais, ou seja, que nao acontecem regularmente, dificilmente serao classificados.
Sao examinados caso a caso os workshops ligados a eventos nacionais de nfvel A, podendo receber nivel C ou ate superior, dependendo do caso.

140

Capitulo 7
Plagio

Plagio e a apropriacao indevida de ideias ou textos de outras pessoas. A pratica da copia do trabalho alheio era comum e aceita entre os escribas antigos e os musicos da renascenca e do barroco, mas, com 0 passar do tempo e com a consolidacao do direito a propriedade e sua exploracao, 0 plagio adquiriu status de

Relacionados