cap7 mnt

8892 palavras 36 páginas
7
MODELAGEM NUMÉRICA DE TERRENO

Carlos Alberto Felgueiras
Gilberto Câmara

7.1 DEFINIÇÃO
Um Modelo Numérico de Terreno (MNT) é uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial que ocorre dentro de uma região da superfície terrestre. Dados de relevo, informação geológicas, levantamentos de profundidades do mar ou de um rio, informação meteorológicas e dados geofísicos e geoquímicos são exemplos típicos de fenômenos representados por um MNT.
Dentre alguns usos do MNT pode-se citar:


Armazenamento topográficos; •

Análises de corte-aterro para projeto de estradas e barragens;



Elaboração de mapas de declividade e exposição para apoio a ánalise de geomorfologia e erodibilidade;



Apresentação tridimensional (em combinação com outras variáveis).

de

dados

de

altimetria

para

gerar

mapas

Para a representação de uma superfície real no computador é indispensável a elaboração e criação de um modelo digital, que pode estar representado por equações analíticas ou um rede (grade) de pontos, de modo a transmitir ao usuário as características espaciais do terreno.
A criação de um modelo numérico de terreno corresponde a uma nova maneira de enfocar o problema da elaboração e implantação de projetos. A partir dos modelos (grades) pode-se calcular diretamente volumes, áreas, desenhar perfis e secções transversais, gerar imagens sombreadas ou em níveis de cinza, gerar mapas de declividade e aspecto, gerar fatiamentos nos intervalos desejados e perspectivas tridimensionais.
O processo de geração de um modelo numérico de terreno pode ser dividido em 2 etapas: (a) aquisição das amostras ou amostragem e (b) geração do modelo propriamente dito ou interpolação. Após a geração do modelo, pode-se desenvolver diferentes aplicações.

Modelagem Numérica de Terreno

A amostragem compreende a aquisição de um conjunto de amostras representativas do fenômeno de interesse. Geralmente essas amostras estão representadas por curvas de isovalores e

Relacionados

  • levantamento topografico Arquitetura
    1353 palavras | 6 páginas
  • Avaliação da suscetibilidade a deslizamentos por meio do uso de sistema de informações geográficas: aplicação em uma área do eixo cafeteiro colombiano
    24365 palavras | 98 páginas