Cap3rev

13809 palavras 56 páginas
CAPÍTULO 3
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E OS REFERENCIAIS DE ANÁLISE
Para investigar como os professores dão concretude ao currículo desenvolvido com os alunos, assumimos que as referências mobilizadas por eles se configuram em situações próprias do espaço escolar e das especificidades da Geografia escolar sob as circunstâncias conformadas pelas políticas educacionais, pelas orientações curriculares para o ensino médio e pelas condições de trabalho nas redes de ensino.
Diante dessa compreensão, foi preciso ampliar nossa leitura sobre políticas educacionais, sobre o ensino médio e as políticas docentes para contextualizar esta investigação. Foi preciso conhecer de forma mais sistematizada as preocupações que dizem respeito ao ensino da Geografia nas escolas, expressas nos estudos sobre o tema, bem como o que dizem os estudos sobre a formação para o trabalho docente. Foi preciso também adentrar o campo do currículo, do conhecimento escolar e dos saberes docentes para entender que recortes e reinterpretações os professores fazem do currículo ao trabalhar com os alunos.
Para isso realizamos, num primeiro momento, um levantamento bibliográfico sobre o ensino da Geografia e a formação docente que é apresentado em notas de rodapé para melhor acompanhamento da bibliografia examinada. Iniciamos por alguns estudos que analisam a produção acadêmica do ensino da Geografia1 e delimitamos o período entre 1960 e 2008 para
1

CAVALCANTI, Lana S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002, p. 104-105.

PINHEIRO, Antonio Carlos. A trajetória da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Geografia no Brasil 1974 2003, 2005.
PINHEIRO, Antonio Carlos. O ensino de Geografia no Brasil: Catálogo de dissertações e teses (1967-2003).
Goiânia: Ed. Vieira. 2005.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A Geografia: pesquisa e ensino. In: Novos Caminhos da Geografia. Ana Fani
Carlos Alessandri (org.). São Paulo: Contexto, 1999, p. 111 - 142.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A formação geográfica e pedagógica do

Relacionados