Cap2_Etica_Cidadania_e_Direitos_Humanos_

7190 palavras 29 páginas
CAPÍTULO 2
Direitos Humanos: estudo do conceito, Fundamentos, evolução e significado dos direitos humanos

2.1 Contextualizando
No capítulo anterior, você aprendeu sobre as diferenças entre ética e moral. Você deve estar lembrado da ênfase que foi dada as diferenças culturais existentes nas diversas sociedades e sobre como essas diferenças acabam gerando uma variedade muito grande de estilos de vida e normas de conduta específicas para cada tipo de sociedade.
Neste capítulo, você verá que a afirmação dos direitos humanos partirá exatamente do reconhecimento dessas diferenças culturais, mas também do reconhecimento de diferenças de natureza étnica, religiosa, de gênero, diferenças sociodemográficas, etc. Entretanto, a autêntica afirmação e o autêntico reconhecimento dos direitos humanos passa pela consciência ainda mais fundamental de que, apesar de todas essas diferenças que existem e devem ser respeitadas, todos os seres humanos são iguais em dignidade.
Esperamos que você se familiarize com o tema dos direitos humanos, em primeiro lugar, desmistificando algumas concepções errôneas que, infelizmente, algumas pessoas ainda possuem a respeito do assunto. Você certamente já ouviu frases como “direitos humanos para humanos direitos”, ou “no Brasil os direitos humanos só protegem bandidos”, ou ainda “se os agentes de promoção dos direitos humanos fossem vítimas de crimes bárbaros ou tivessem algum ente querido atingido por esses crimes, pensariam duas vezes antes de defender os bandidos com essa desculpa de direitos humanos”. Enfim, criou-se essa ideia de que os direitos humanos são uma espécie de justiça deturpada. Nada mais longe da verdade.
Neste capítulo, você verá que os direitos humanos representam a tentativa de garantir a todos, sem exceção, os direitos que lhes são próprios.

Ética, cidadania e direitos humanos

39

Capítulo 2

Representa o reconhecimento de que todos temos certos direitos fundamentais que devem ser garantidos. Assim, a afirmação dos direitos

Relacionados