Cap Tulo IV

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Capítulo III- Que a Divisão do Trabalho Limitada é pela Extensão do Mercado
O tamanho do mercado é fator que determina o quanto dividido e especializado será o trabalhador
A distancia entre as moradias das famílias e povoados, faz com que os trabalhadores precisem realizar muitas tarefas com as quais produzem seus manufaturados, não permitido que surjam profissionais especializados, e mesmo queestes existam não haverá procura para o alto numero de excedentes por ele fabricado.
As distancias e meios de transportes são fatores essenciais na manutenção e extensão do comercio, destacando-se os meios fluviais neste contexto histórico, mais é claro que independente do fluxo o comercio pode se estabelecer, porem, o retorno deste tipo de negocio precisa ser muito alto para compensar o esforçodo trâmite.
O interior sofre grande desvantagem no comercio, principalmente as cidades mais afastadas de rios navegáveis e da costa marítima onde os avanços tecnológicos chegam primeiro.
O mar mediterrâneo foi o berço de muitas nações que graças as suas características conseguiram formar as primeiras embarcações ainda que pouco exploradores em virtude do medo provocado pela falta de tecnologia emitos da época.
Capítulo IV – Da origem e do Uso do Dinheiro
Uma vez plenamente estabelecida a divisão do trabalho, é muito reduzida a parcela de necessidades humanas que pode ser atendida pela produção individual do próprio trabalhador. A grande maioria de suas necessidades, ele a satisfaz permutando aquela parcela do produto de seu trabalho que ultrapassa o seu próprio consumo, por aquelasparcelas da produção alheia de que tiver necessidade. Assim sendo, todo homem subsiste por meio da troca.
* Todo homem tem sua subsistência por meio da troca, tornando- se de certo modo comerciante, e assim a sociedade foi se transformando em uma sociedade comercial;(p.13)
* A troca de produtos tinha grandes empecilhos, bem como ter algo sobrando e alguém querer comprar, mas este certo alguém não ter oque oferecer que pudesse ser de sua necessidade;(p. 13,14)
* As pessoas que eram prudentes daquela época além de ter seus excedentes da sua atividade principal, tentavam ter outros tipos de mercadorias para a troca, tais sendo em seu entender de difícil recusa de troca;(p.14)
* Tinha vários tipos de mercadorias de troca, sendo diferentes de regiões para regiões, tais como: bois, sal, conchas,bacalhau seco, fumo,Açúcar, peles e couros e até mesmo pregos(p.14);
* Em todos os Países as pessoas adotaram os metais para serem usados como instrumento de troca, pois apresentavam muitas vantagens, tais como: conservação sem perder o valor, poderiam ser divididos sem perdas e se houve fragmentos perdidos, recuperaria na fusão novamente;(p.14)
* Diferentes metais eram usados pelas nações, o ferrodos espartanos, antigos romanos, o cobre, e ouro e prata das nações ricas e comerciantes;(p.15)
* No inicio os metais eram em barras brutas, as quais desempenhavam o papel de dinheiro;(p.15)
* Porém o uso dos metais apresentava dois inconvenientes: a pesagem e qualidade;(p.15)
* Para resolver o problema todos os países decidiram fazer uma gravação oficial nos metais;(p.15)
* A dificuldade de pesaros metais com exatidão deu origem as moedas, as quais eram gravadas dos dois lados da peça, garantindo o quilate e peso do meta;(p.16)
* Desta forma o dinheiro tornou-se em todas as nações civilizadas o instrumento universal do comércio;(p.17)
*Valor tem dois significados: utilidade de um determinado objeto (valor de uso), ou, poder de compra que o referido objeto possui (valor detroca).(p.17,18)


Capítulo V- Do Preço Real e Nominal das Mercadorias, de seu Preço em Trabalho, e seu Preço em Dinheiro.
“...O trabalho, portanto, é a medida real do valor de troca de todas as mercadorias.” (p. 18)
“ O Preço real de tudo, o que tudo realmente custa para o homem que deseja adquirir, é o labor e o incômodo de adquiri-lo...” (p.18)
“ Toda mercadoria, além do mais, é mais costumeiramente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cap Tulo IV
  • SEMINARIO CAP TULO IV
  • CAP TULO IV ITEM 5 A 7
  • DOSSI IV Cap Tulo 5 Reuni Es
  • Cap tulos II ao IV livro 2
  • DOSSI IV Cap Tulo 1 Como O Mundo Mudou
  • Cap Tulo IV Er Tica Finalizado
  • DOSSI IV Cap Tulo 3 Clientes Esses Seres Incompreendidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!